Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, marcados para o Rio de Janeiro em 2016, foi lançado o Concurso Olímpico Nacional para Revezamento da Tocha Olímpica. Em Jundiaí, alunos do Sesi 179 (Sifco), está inscrito e tem como frase-símbolo “Apaz é a vitória que todos almejamos”.
Gabriel de Paula, aluno do 3º ano do Ensino Médio, conta que, além da frase, deveriam criar uma Tocha Olímpica usando material reciclável e seguindo critérios determinados pelo Concurso, refletindo o espírito da escola participante.
“Usamos engrenagens no lugar dos anéis olímpicos, diz ele. Somos filhos de trabalhadores da indústria, e é a indústria que subsidia nossa educação”. Débora Momenté, também no último ano do Ensino Médio, complementa: “Educação é a base de tudo”.
A professora orientadora do projeto, Maria Cláudia Brombal, acredita que ações como essa valorizam o protagonismo do estudante em seu processo formativo, sendo ele o autor de sua própria história. “Estamos todos envolvidos – diz ela – e o apoio de todos é fundamental, como de nossa coordenadora Elis Prebianchi e de nossa diretora Francislaine Mendes”.
Segundo Francislaine Mendes, a iniciativa de participar do Concurso partiu dos alunos. “Observar o interesse de nossos estudantes é encantador. Esse tipo de ação valida o trabalho humano e pedagógico que desenvolvemos diariamente”, diz ela. Para votar, clicar em http://www.desafiotransforma.com.br/escolas/centro_educacional_sesi_179





