publicidadespot_img
19.4 C
Jundiaí
segunda-feira, 2 novembro, 2026

Jornalismo Sem Fronteiras abre inscrições para 2016

Programa proporciona vivência da rotina de um correspondente internacional – uma semana em Buenos Aires

Em sua quinta edição, o programa de formação de jornalistas e estudantes de comunicação, Jornalismo Sem Fronteiras, lançado em 2012, abre a oportunidade de atuar como um correspondente internacional em Buenos Aires, aprendendo como realizar a cobertura política, econômica e cultural do que acontece na Argentina, buscando identificar fontes estratégicas locais e definindo os fatos mais relevantes do momento naquele país sob a ótica do jornalismo brasileiro.
Ser correspondente internacional é uma entre as muitas possibilidades de atuação que a profissão de jornalista proporciona. É instigante, sedutora. Um grande desafio que envolve diferentes competências, sobretudo a de conhecer a realidade de outro país e traduzi-la para o público brasileiro.
Assim, o objetivo do Programa Jornalismo sem Fronteiras é proporcionar a estudantes de comunicação e jornalistas profissionais a possibilidade de uma imersão na experiência de um correspondente internacional.
Durante a experiência os participantes “colocam a mão na massa”: escutam, fotografam, entrevistam, filmam, editam, participam de reuniões e produzem reportagens em vídeos e textos, que serão postados no site do Jornalismo Sem Fronteiras.
Numa série de entrevistas e conversas com alguns dos mais renomados jornalistas e correspondentes internacionais, descobrem como fazer reportagens com credibilidade, como identificar e manter fontes confiáveis, onde buscar informações exclusivas. Nesses diálogos, entendem também o que fazem e como funcionam algumas das principais instituições do país.
Além disso, têm a oportunidade de conhecer a redação de importantes veículos, assistem a espetáculos culturais, e fazem um tour político-cultural por Buenos Aires, guiado por um sociólogo que mostra como a cidade está carregada de história e tem um presente social e político eletrizante.
Nesse passeio deparam-se com locais onde Evita Perón fez discursos emocionantes, como a Plaza de Mayo, onde também desfilavam Las Madres em sua luta contra a ditadura militar e onde ainda a população, indignada, levou um presidente da República a renunciar, fugindo de helicóptero da Casa Rosada. Inscrições até 8/4 pelo e-mail: inscricoes@jornalismosemfronteiras.com.br.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta