O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 48% na quarta-feira (22), nove pontos percentuais a menos do que o registrado na terça-feira (21), que marcou 57%.
De acordo com o governador do estado de São Paulo, João Doria, a taxa acende um “sinal amarelo”, levando em conta que o ideal é 70% de isolamento social.
“Se não tivermos uma taxa superior, poderemos ver a revisão da etapa depois da quarentena”, disse Doria, que determinou reabertura gradual do comércio a partir de 11 de maio.
Mas se a media estadual já está em alerta, em Jundiaí a situação é ainda mais preocupante. Na quarta-feira (22), a cidade registrou índice de 45%: 10 pontos percentuais a menos do que o registrado no feriado de Tiradentes, quando marcou 55%. Essa é a menor taxa registrada desde o dia 20 de março, quando o município chegou a 42%.
Jundiaí aprovou um decreto com flexibilização para determinados setores do comércio, mas segundo o prefeito Luiz Fernando Machado, a determinação pode ser anulada a qualquer momento, dependendo da ocupação dos leitos e índices de isolamento social.





