O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) informou que suspendeu a utilização de cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19.
De acordo com a nota divulgada nesta quinta-feira (28), a unidade afirmou que vai aguardar novos estudos que possam afirmar a eficácia do medicamento ou não.
“A literatura atual informa que o medicamento é contraindicado. O tratamento aos pacientes tem sido realizado de forma individual, o que inclui a combinação de diversos medicamentos, conforme o quadro clínico e histórico do paciente”, diz a nota.
O HSVP estava ministrando a cloroquina nos pacientes diagnosticados com Covid-19 desde o dia 3 de abril. Além disso, casos leves passaram a ser tratados com a substância a partir do dia 9 de abril.
A cloroquina era ministrada nesses pacientes com a condição de que os mesmos não tivessem contraindicações, como condições cardíacas.
Organização Mundial da Saúde interrompe estudos
Na segunda-feira (25), a Organização Mundial da Saúde (OMS) também divulgou que suspendeu os estudos que envolviam a cloroquina como possível tratamento em pacientes com Covid-19.
A OMS tomou a decisão após a publicação de um estudo na renomada revista médica The Lancet, que analisou os efeitos do medicamento sozinho ou acompanhado de outros. Foram feitos estudos em um grupo com mais de 96 mil pacientes de 671 hospitais, dividido em seis continentes.
Segundo a pesquisa, houve mais mortes entre os pacientes que utilizaram a cloroquina em relação aos que não usaram.
A chance do desenvolvimento de arritmia cardíaca também foi maior entre aqueles que utilizaram o remédio no tratamento contra Covid-19.





