Nesta semana veio à tona em diversos sites de notícias, alguns bem famosos, que um homem vestido do personagem Pateta, da Disney, estaria ameaçando e coagindo crianças por meio das redes sociais.
Identificado como “Jonathan Galindo”, o suspeito faria uso do personagem infantil para chamar a atenção dos menores e estaria enviando fotos e vídeos com técnicas de suicídio. A historia que repercutiu na internet foi atribuída a um alerta emitido pela Policia Civil de Santa Cataria, em parceria com o Tribunal de Justiça do estado, o que é verdade.
“A Polícia Civil de Santa Catarina, o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) do TJSC alertam pais, professores e responsáveis por jovens e crianças sobre perfis em redes sociais utilizando o nome ‘Jonathan Galindo’, que têm assustado crianças na internet com conteúdo de terror e mensagens que podem induzir ao suicídio“, diz o alerta.
Fake news
Apesar disso, a história foi desmentida pelo site E- Farsas. Isso porque até o momento nenhum caso foi oficialmente registrado e não houve nenhum relato de que crianças tenham sido realmente chantageadas ou forçadas a cometer suicídio pelo Homem-Pateta. As evidências não foram encontradas em nenhum lugar do mundo.
Um outro fato que o site aborda, é que o Homem-Pateta nunca existiu, pois a narrativa foi totalmente inventada por youtubers e influenciadores digitais ao longo dos anos. Por isso, o alarmismo e o tamanho da repercussão da história pode fazer com que ela possa se tornar verdadeira no decorrer do tempo.
As fotos utilizadas pelos vários perfis nas redes sociais são, na verdade, do cineasta James Fazzaro, proprietário de uma empresa chamada JMF Filmworks.
O cineasta publicou fotos – como as que circulam nas redes sociais atualmente – no decorrer de vários anos, na possível tentativa de divulgar sua criação de personagens, já que é um artista de cinema.
O grande problema
Mesmo sem nenhum caso registrado no mundo, o desespero por curtidas e seguidores por parte dos youtubers e tiktokers levou muitos deles – extremamente populares – a publicarem vídeos com histórias completamente fantasiosas envolvendo um perfil criado em 2020 com o nome de Jonathan Galindo, que já possui mais de 30 mil seguidores.
Alguns alegaram que entraram em contato com a pessoa por trás da página e isso acabou estimulando que mais pessoas seguissem a página e fossem expostas a ela, fazendo com que toda a história do Homem-Pateta parecesse real.
Confira as tais fotos publicadas por James Fazzaro no decorrer de alguns anos:


