Técnicos em controle de pragas da Argentina começaram no fim de semana a contenção da nuvem de gafanhotos que está passando pelo país e se aproxima do Brasil e do Uruguai.
Segundo o último informe argentino, a nuvem está a 55 km da cidade de Curuzú Cuatiá, na província de Corriente, a aproximadamente 100 km do Brasil.
Após pulverização de inseticidas, equipes avaliaram no sábado (27) os resultados. De acordo com a Confederação Rural da Argentina (CRA), a medida reduziu cerca de 15% a quantidade de insetos.
No domingo (28), foram feitas aplicações em terra de defensivos agrícolas contra a nuvem, o que deve diminuir ainda mais a concentração dos insetos.
O Ministério da Agricultura do Brasil afirmou que o monitoramento feito pelo governo indica que “até o momento, estão mantidas as previsões sobre a rota da nuvem de gafanhotos, que não entrou em território brasileiro”.
“De acordo com os dados meteorológicos para a Região Sul do Brasil, previstos para os próximos dias, é pouco provável – até o presente momento – que a nuvem avance em território nacional. Caso isso ocorra, será feito um monitoramento interno para o acompanhamento da evolução do evento”, diz o Ministério.





