A Prefeitura de Jundiaí está organizando o “Dia D” vacinação contra o sarampo neste sábado (22). A vacina é indicada para pessoas entre 6 meses a 49 anos de idade, conforme critérios definidos para os públicos.
Mesmo sem nenhum caso positivo para a doença na cidade, a circulação entre pessoas de outros municípios onde há focos da doença favorece a circulação do vírus entre a população que não está imunizada.
Segundo a enfermeira sanitarista da Vigilância Epidemiológica (VE) de Jundiaí, Selônia Patricia Caballero, as doses serão disponibilizadas em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h30. “De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as doses devem ser aplicadas de forma seletiva – conforme a necessidade da carteira vacinal – para crianças entre 6 meses e menores de um ano devem tomar a dose 0, que foi inserida no ano passado. Entre um ano até 29 anos devem contar com duas doses da vacina tríplice. Já entre os adultos de 30 a 49 anos, a vacinação é indiscriminada, ou seja, todos devem receber uma dose mesmo que já tenham a comprovação de vacinas anteriores”, explica.
A imunização vai acontecer nos seguintes locais:
- Na antiga UBSs Novo Horizonte
- UBS Eloy Chaves, UBS Guanabara
- UBS Central
- UBS Morada das Vinhas
- UBS Santa Gertrudes
- UBS Maringá
- UBS Esplanada
- UBS São Camilo
- UBS Jundiaí Mirim
- UBS Tamoio.
Apesar de ter um dia próprio para a campanha, vale lembrar que a vacina contra o sarampo ficar disponível de forma permanente em todas as UBSs da cidade.






