As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Itupeva poderão deixar de ser realizadas às terças-feiras, às 19 horas e passar a ter início às 10 horas, impossibilitando todas as pessoas que trabalham de participar das sessões.
A Tribuna Livre poderá deixar de ser livre para a manifestação de cidadãos e cidadãs, para ser destinada apenas a lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil organizada, ou seja, associações, limitada ao seu representante legal ou pessoa por ele credenciada, impedindo assim que os demais cidadãos possam se manifestar na chamada “Casa do Povo”.
É isso que vai acontecer se, na sessão ordinária marcada para amanhã, 18 de dezembro, às 10 horas, for aprovado pelos vereadores o Projeto de Resolução nº 197, de autoria da Mesa Diretora da Câmara.
Já que as sessões da Câmara estão sendo realizadas sem a nossa presença, devido à pandemia de coronavírus, precisamos protestar contra isso pelas redes sociais e outros meios possíveis e cobrar dos vereadores, que devem nos representar, que rejeitem essas medidas, que só fazem diminuir ainda mais os canais de participação e manifestação da população sobre as questões de interesse de Itupeva, o que é um atentado à democracia em nossa cidade!
Na proposta inclui a mudança das sessões para terças-feiras às 10h (na legislação atual é às 19h), impossibilitando a participação dos cidadãos que trabalham.
Ao mesmo tempo a mesa diretora composta por Tatiana Salles (presidente), Jota Júnior (vice), João Tosi e Edicardos (secretários), quer limitar o uso da tribuna livre a representantes de bairros, organizações e partidos, logo a tribuna deixa de ser livre para qualquer cidadão, claramente querem silenciar a única voz que temos lá dentro.
A proposta seguirá para a discussão de amanhã (18).
![](https://i0.wp.com/novodia.digital/wp-content/uploads/2020/12/1976c657-f248-4516-843a-4fc3df80ecf0.jpg?resize=655%2C288&ssl=1)