Aqui estão os modelos mais eficientes do mercado brasileiro, com exceção dos híbridos e elétricos, que ainda são caros para quem precisa poupar dinheiro
A gasolina apresentou aumento de 4,5 % na primeira quinzena de fevereiro, com preço médio nacional de R$ 5,033 pelo litro. Trata-se da primeira vez desde 2011, quando a Ticket Log começou a registrar a série histórica, que a média nacional fica acima de R$ 5.
De acordo com a última pesquisa divulgada, desde junho do ano passado, existe um movimento de alta no preço da gasolina. A partir de maio, última oportunidade em que havia sido registrada uma queda nos preços, o aumento é de 25,7%. O etanol registrou alta de 2,08%, com preço médio nacional de R$ 3,857 o litro.
Com o preço dos combustíveis nas alturas, a escolha de um modelo de carro mais econômico pode ser o diferencial entre terminar o mês com dinheiro ou devendo. Aqui estão os 13 modelo mais econômicos vendidos no mercado brasileiro, tirando os híbridos e elétricos, que ainda são caros e uma escolha mais ambientalmente correta do que para salvar o bolso.
As medições de consumo são feitas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com o mesmo padrão e ciclo para todos os veículos, possibilitando a comparação justa entre os modelos. Além do consumo de combustível medido no tradicional formato de quilômetros por litro (km/l), o ranking é definido, sobretudo, pelo consumo energético, medido em megajoules por quilômetro (MJ/km).
Os 13 mais:
Chevrolet Onix Plus 1.0 manual
Consumo energético – 1,34 MJ/km. Consumo urbano 14,3 km/l (gasolina) 10,1 km/l (etanol). Consumo rodoviário 17,7 km/l (gasolina) 12,5 km/l (etanol)
Renault Kwid 1.0 manual
Consumo energético – 1,39 MJ/km. Consumo urbano 14,9 km/l (gasolina) 10,3 km/l (etanol). Consumo rodoviário 15,6 km/l (gasolina) 10,8 km/l (etanol)
Chevrolet Onix 1.0 manual
Consumo energético – 1,40 MJ/km. Consumo urbano 13,9 km/l (gasolina) 9,9 km/l (etanol). Consumo rodoviário 16,7 km/l (gasolina) 11,7 km/l (etanol)
Chevrolet Onix Plus 1.0 turbo manual
Consumo energético – 1,41 MJ/km. Consumo urbano 13,7 km/l (gasolina) 9,6 km/l (etanol). Consumo rodoviário 17 km/l (gasolina) 12,2 km/l (etanol)
Volkswagen up! 1.0 turbo manual
Consumo energético – 1,44 MJ/km. Consumo urbano 14,1 km/l (gasolina) 9,6 km/l (etanol). Consumo rodoviário 16 km/l (gasolina) 11,1 km/l (etanol)
Chevrolet Onix 1.0 turbo manual
Consumo energético – 1,47 MJ/km. Consumo urbano 13,5 km/l (gasolina) 9,4 km/l (etanol). Consumo rodoviário 16 km/l (gasolina) 11,2 km/l (etanol)
Fiat Argo Drive 1.0 manual
Consumo energético – 1,48 MJ/km. Consumo urbano 14,2 km/l (gasolina) 9,8 km/l (etanol). Consumo rodoviário 14,5 km/l (gasolina) 10,3 km/l (etanol)
Renault Logan 1.0 manual
Consumo energético – 1,50 MJ/km. Consumo urbano 14 km/l (gasolina) 9,4 km/l (etanol). Consumo rodoviário 14,9 km/l (gasolina) 10,2 km/l (etanol)
Fiat Argo Drive 1.3 manual
Consumo energético – 1,51 MJ/km. Consumo urbano 13,4 km/l (gasolina) 9,4 km/l (etanol). Consumo rodoviário 15 km/l (gasolina) 10,5 km/l (etanol)
Renault Sandero 1.0 manual
Consumo energético – 1,52 MJ/km. Consumo urbano 14,2 km/l (gasolina) 9,5 km/l (etanol). Consumo rodoviário 14,1 km/l (gasolina) 9,6 km/l (etanol)
Fiat Uno Way 1.3 manual
Consumo energético – 1,52 MJ/km. Consumo urbano 13 km/l (gasolina) 9,3 km/l (etanol). Consumo rodoviário 15 km/l (gasolina) 11 km/l (etanol)
Volkswagen Voyage 1.0 manual
Consumo energético – 1,52 MJ/km. Consumo urbano 13,4 km/l (gasolina) 8,9 km/l (etanol). Consumo rodoviário 15,6 km/l (gasolina) 10,6 km/l (etanol)
Fiat Cronos Drive 1.3 manual
Consumo energético – 1,53 MJ/km. Consumo urbano 13,2 km/l (gasolina) 9,2 km/l (etanol). Consumo rodoviário 15 km/l (gasolina) 10,7 km/l (etanol)
Fonte: Inmetro