26.8 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Gastos do INSS devem dobrar em 2015, afirma IPEA

spot_img

Culpados: Para o instituto, culpa é dos idosos que se casam com pessoas mais novas, morrem e deixam pensão
Na terça-feira (18) foi lançado o livro “Novo regime demográfico. Uma nova relação entre população e desenvolvimento?”, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O livro afirma que em 2015 INSS irá o dobro do que gastou neste ano.
O livro já cuida de apontar culpados para tanto gasto. Um deles é o crescimento da população com mais de 60 anos, os idosos, normalmente aposentados. Outro culpado é o aumento do salário mínimo; mais culpado ainda é o pagamento de pensão à viúva por morte do aposentado.
Segundo o IPEA, o rombo do INSS é de 40 bilhões no ano. Por causa disso já sugere mudanças nas regras de pagamento. Hoje, se o casal trabalha e se aposenta, recebe duas aposentadorias – uma do marido, outra da mulher. Se o sujeito morre, a viúva recebe a aposentadoria própria e a pensão do marido. Já querem acabar com isso.
Marcelo Caetano, que é ligado ao Sebrae e autor de um dos capítulos do livro, defende pagamentos menores. Outro pesquisador, também autor de um dos três capítulos, Paulo Tafner, saiu com essa preciosidade: culpado são os homens mais velhos, já aposentados, que se casam com mulheres mais novas.
E aí, quando o sujeito morre, a viúva fica com a pensão. Para ele, tudo isso deveria acabar. E quando começa a pregação de acabar com uma coisa ou outra, sinal que vão acabar mesmo. O livro é uma espécie de preparação de espírito.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas