20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

O Brasil ainda será um país sério?

spot_img

Estamos vivendo uma época na qual, lamentavelmente, é horrível a imagem do Brasil no exterior. Pior ainda: os próprios brasileiros sentem que vivemos um tempo no qual a corrupção virou uma epidemia. Epidemia, daí sua extrema gravidade, espalhada por todas as áreas sociais e não apenas na área política, naturalmente a mais focalizada porque envolve agentes já conhecidos da opinião pública.
Diariamente “ tornou-se, até, uma rotina “ a imprensa divulga escândalos representados por desvios de dinheiro que deveria ser aplicado, pelos nossos governantes, na educação, na saúde, no saneamento básico ou na habitação e, no entanto, acaba nos bolsos dos espertalhões, de verdadeiros bandidos ocupando cargos públicos ou dirigindo empresas inidôneas.
Enquanto isto muitos dos nossos hospitais ameaçam fechar suas portas endividados pela falta de recursos oficiais; doentes sofrem com a falta de leitos hospitalares, de remédios e de assistência médica tanto genérica quanto, principalmente, especializada. Tudo acontece e, no entanto, bilhões de reais são desviados dessas carências básicas. São aplicados absurdamente em obras não prioritárias como, conforme exemplo recente, na construção de monumentais estádios de futebol.
É triste ainda verificarmos como nossas leis estão defasadas e a justiça, em função da própria legislação vigente, ou não funciona ou funciona com atraso. Nossos códigos legais não estão compatíveis com a própria realidade brasileira. Os recursos judiciais são tantos que os bandidos mais refinados, dispondo de recursos para contratar bons advogados, beneficiados por recursos protelatórios, acabam ficando impunes.
A situação é tal qual a descrita por Ruy Barbosa no início do século passado “de tanto ver crescer a Injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto”. Por isto mesmo, impõe-se uma reação ética e moral, capaz de conduzir as novas gerações de brasileiros a comportamentos dignos, iniciada pelo fortalecimento dos laços familiares e pela difusão de princípios de amor e de consideração ao próximo.
O Brasil só poderá ser considerado um país sério quando houver seriedade nas intenções e, sobretudo, nas ações dos nossos governantes e também dos seus cidadãos…
Palavras sem obras, conforme já advertia em seus sermões o Padre Vieira, “são tiros sem balas”.
Welson Gasparini
Deputado Estadual

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas