23.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Cabreúva está sem hospital há dois anos. É só reclamação

spot_img

Pacientes são atendidos nas UBSs ou pelo método mais simples: enviados ao São Vicente, em Jundiaí
Há alguns anos, a Santa Casa de Cabreúva enfrentou uma crise e tanto. Com salários atrasados, irregularidades sanitárias, processos trabalhistas no atacado, acabou fechando. Em 2012, durante a campanha eleitoral, o então candidato Henrique Martin prometeu que reabriria a Santa Casa. Agora os moradores da cidade cobram a promessa.
Eleito prefeito, Henrique assinou, em fevereiro de 2013, um decreto intervindo na Santa Casa. No final daquele ano iniciou a reforma, que hoje anda a passos de tartaruga. Com isso, quem paga a conta são os pacientes: ao lado do prédio da Santa Casa foi aberto um posto de atendimento, que funciona como pronto socorro.
Casos mais complicados são mandados para as unidades básicas de saúde. Exames só podem ser feitos no bairro do Jacaré. Os partos são feitos em Itupeva – há um acordo entre as prefeituras. E quando o bicho pega, os pacientes são enviados a Jundiaí, no São Vicente, ou, em alguns casos, para Itu.
A chiadeira é geral. Pacientes e seus familiares alegam que para chegar a Jundiaí são obrigados a pagar pedágio (R$ 6 para ir, outros R$ 6 para voltar), além do tempo de viagem, que, dependendo do horário e do entupimento da rodovia Dom Gabriel pode chegar a uma hora.
Além dos transtornos próprios da distância, sobram problemas em Cabreúva. Um casal, por exemplo, tem dois filhos pequenos. A menina nasceu em Jundiaí, no Hospital Universitário; o menino em Itu. Agora não acham um pediatra nas unidades de saúde de Cabreúva. Numa das suspeitas de gripe nas crianças, o casal foi para Itupeva. Não era gripe, e sim broncopneumonia.
O prefeito afirma que até o final de março a Santa Casa fica pronta. “Já compramos novos equipamentos e a cidade terá um hospital decente”, diz ele. O problema é que a Santa Casa vive de notícias, não de reformas. Um dia é o telhado que será reformado, noutro o mesmo telhado que está sendo reformado – a cada nova telha, nova notícia.
Só para refrescar a memória: em outubro do ano passado o Instituto Matec, responsável pela reforma da Santa Casa, anunciou que a reinauguração seria em dezembro. Seria. Fevereiro chegou e agora a nova promessa, do prefeito, é para março.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas