20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

E Juvenal ainda quer que Várzea seja estância turística

spot_img

Cidade-problema tem prefeito que quer criar novos problemas. Agora é turismo. Pra mostrar o que?
Várzea Paulista, que no dia 21 completa 50 anos de vida própria, é a cidade da Aglomeração Urbana que mais tem problemas, alguns crônicos, outros mais novos. Depois de oito anos administrada pelo PT, herdou um caixa vazio e muitas dívidas. Na semana passada, o prefeito Juvenal Rossi afirmou que quer apoio para transformar a cidade em estância turística.
Foi a piada da semana. Juvenal quer usar a Serra do Mursa, os orquidários e o Parque Chico Mendes como atrativos. A Serra deveria ser cuidada, não explorada; os orquidários são particulares e o Parque Chico Mendes é só um arremedo de parque.
Estâncias turísticas exigem estrutura para receber visitantes. Serra Negra, Lindóia, Poços de Caldas e outras possuem hotéis, restaurantes e, principalmente, atrações. Várzea não tem praticamente nada; um hotel e alguns restaurantes que mal atendem o comércio. Mas Juvenal insiste, e como ele mesmo diz que governa com Deus, um milagre pode acontecer a qualquer hora.
Sem milagre, dá para imaginar turistas visitando Várzea e se perdendo na buraqueira que domina suas ruas; ou no trânsito bagunçado de sua principal avenida, a Fernão Dias, ou peregrinando nos jardins América e Vila Real. E se, algum turista passar mal, não haverá hospital para socorrê-lo.
Resumindo: se o governo divino de Várzea conseguir transformar a cidade em estância turística (algo impossível ao olhar dos humanos), Juvenal estará somando mais problemas aos já existentes, como falta de saneamento na maioria dos bairros, precariedade no abastecimento de água, trânsito caótico e falta de assistência hospitalar.
O Estado de São Paulo tem atualmente 67 cidades consideradas estâncias, divididas nas categorias climáticas, turísticas, balneárias e hidrominerais. Itu, por exemplo, é turística pelo fato de preservar casarões e manter um museu onde nasceu a República, dentre outros fatores.
Para dar o título de estância a uma cidade, o governo estadual avalia muitos critérios, como condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Além disso, critérios como infraestrutura e serviços dimensionados à atividade turística precisam ser evidentes na cidade. Dessa vez, Juvenal viajou na maionese.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas