20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Estiagem pode secar mais de 200 nascentes em Jundiaí

spot_img

Conclusão é que será preciso plantar mais árvores às margens do Rio Jundiaí-Mirim, e urgentemente
Há um projeto em Jundiaí para reflorestar as margens do Rio Jundiaí-Mirim, a chamada mata ciliar. Sem árvores, a tendência é o rio ter menos água. A conclusão é de um grupo de técnicos, que durante oito meses visitaram as propriedades situadas nas margens do rio. “Em geral a maoria das nascentes do rio Jundiaí Mirim estão em alerta”, diz o biólogo Martim Ribeiro.
Além das nascentes, um estudo mapeou as condições de todos os pequenos córregos que formam a bacia do rio Jundiaí Mirim, responsável pelo abastecimento da cidade de 400 mil habitantes (número oficial).
Segundo o biólogo, as nascentes precisam ser protegidas por mata nativa, que ajuda a manter o volume de água e impede o assoreamento. Sem as áreas verdes no entorno, as nascentes secam no período de estiagem, o que compromete o volume dos rios e reservatórios.
O desafio é recuperar uma área equivalente a 120 campos de futebol. Quem vai gemer com esse custo são as empresas que cometeram danos ambientais. Uma empresa que produz peças de veículos precisa plantar 2.400 mudas e vai gastar R$ 100 mil. “Isso ajudaria não só nossa empresa, mas toda a comunidade que depende muito de água nessa região”, diz João Masson, gerente de suprimentos.
As empresas são obrigadas a manter as áreas que serão reflorestadas por dois anos, mas a prefeitura já estuda incentivo fiscal para os donos que preservarem as áreas recuperadas depois desse prazo. “O sonho é criar um cinturão verde de proteção tanto nas nascentes quando no leito do rio”, diz o presidente do departamento de água, Jamil Yatim.
E há razões de sobra para essa preocupação. Segundo o estudo, há 225 nascentes correndo o risco de desaparecer. Isso naturalmente. Há outras que já desapareceram, aterradas por outros interesses.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas