18.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Jarinu cadastrou somente 20% de seus imóveis rurais

spot_img

Prazo vence dentro de pouco mais de três meses. Até o fim de janeiro foram só 92 cadastros
Faltando pouco mais de três meses e meio para encerrar o prazo que os produtores têm para preencherem o Cadastro Ambiental Rural – CAR, muitos ainda não o fizeram. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, das 460 propriedades com até quatro módulos fiscais, até 28 de janeiro haviam apenas 92 cadastros, ou seja, pouco mais de 20%.
Por ser um cadastro de difícil preenchimento a Secretaria de Agricultura de Jarinu colocou à disposição dos produtores rurais um técnico agrícola para auxiliar na implantação dos dados. “Além de Itatiba, também estamos concedendo aos produtores rurais um técnico para o cadastro. As demais cidades dizem que vão esperar prorrogação do prazo para começarem o preenchimento”, explica Mariliza Soranz, secretária de Agricultura e Meio Ambiente.
Ainda de acordo com a secretária o cadastro é tão complicado de preencher que pode demorar vários dias para ser concluído, enquanto outros são feitos de forma mais rápida. “Existem muitos dados técnicos, às vezes faltam documentos. Tudo isso atrasa o preenchimento dos dados até à conclusão. É importante estar com a documentação em dia”.
Das 92 propriedades cadastradas 15% tem como atividade principal a silvicultura (eucalipto), enquanto 5% são áreas preservadas de mata nativa, 18% pastagens, 4% lazer, 25% hortaliças e legumes, 30% destinados à fruticultura e 3% a outras atividades.
O Cadastro ambiental Rural esta previsto no Código Florestal Brasileiro e deve ser feito como parte de processo de regularização ambiental das propriedades rurais. Além da identificação e das delimitações da área, são necessárias informações ambientais como áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal. Quem não realizar o cadastro pode ficar impedido de obter crédito. A partir do CAR, é feito o Programa de Regularização Ambiental (PRA), também estabelecido pelo Código Florestal. Informações pelo telefone 4016-3843.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas