19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Realidade do mercado imobiliário mudou em Jundiaí

spot_img

A afirmação é do corretor Marco Barreto, diretor da Rede Imobiliária. Jundiaí é a meca dos paulistanos
Quando Marco Barreto, hoje com 47 anos, se tornou corretor de imóveis (e lá se vão 25 anos) o mercado imobiliário de Jundiaí tinha uma característica, comum também em outras cidades brasileiras. Havia desemprego, o financiamento era quase impossível, havia filas para aluguel de casas – até os telefones fixos eram alugados – o financiamento era quase impossível.
“Na realidade, diz Marco, o boom imobiliário aconteceu há mais ou menos 15 anos. Jundiaí foi praticamente descoberta de novo por sua localização. Como as empresas passaram a procurar a cidade, foi natural a vinda de funcionários e mesmo de paulistanos cansados da vida na Capital”.
Para ele, o que ajudou muito também foi a oferta de imóveis aliada à facilidade. “Hoje temos muitos imóveis para venda e aluguel. Antes a legislação protegia muito o inquilino, o que desanimava investidores a comprar casas para aluguel. Hoje a situação é outra. A facilidade do crédito ajuda mais ainda, pois é possível tomar dinheiro para construir e para comprar. E a aprovação do crédito hoje é muito rápida”.
Sócio da imobiliária Barreto & Pincinato, Marco tem em sua carteira 300 imóveis para aluguel. Há ainda outras imobiliárias e a própria Rede Imobiliária (um pool de imobiliárias que divide informações e negócios, idealizada e fundada por Celso Coelho, que já morreu); Marco é diretor da Rede e já presidiu-a três vezes.
“Não só paulistanos procuram Jundiaí. Há muita gente de outras cidades, que aqui querem morar atraída pela facilidade do transporte e pela qualidade de vida”, afirma ele. E essa procura pode aumentar em função de haver água sobrando na cidade.
“Já notamos alguns interessados em comprar ou alugar imóvel em Jundiaí, explica Marco, mas precisamos saber se essa situação vai ficar sólida. Se resolverem o problema em São Paulo, se a Cantareira encher, tudo isso fica passageiro. Mas se aumentar muito a procura, fatalmente o preço dos imóveis vai subir na cidade”.
Sobre o status de cada bairro, difícil prever o que vai acontecer daqui a alguns anos. ”Os conceitos mudam com o tempo, diz ele. Veja a rua do Retiro. Há dez ou quinze anos era uma coisa, hoje é procurada e se tornou um corredor de comércio”.
Tornou-se corredor de comércio, foi valorizada, mas o metro quadrado mais caro de Jundiaí continua sendo na rua Barão. “O metro mais barato está normalmente em bairros novos, distantes do centro, onde não há toda a estrutura desejada. Mas com o tempo esses bairros também progridem, melhoram, e se valorizam”, explica ele.
Uma tendência da Capital tem pouco reflexo em Jundiaí – os apartamentos de único dormitório. “Aqui são poucos esses empreendimentos”, afirma. Corretores também estão mais profissionais, diferente de algum tempo, onde a coisa corria mais solta. “A fiscalização é maior, e o perfil do corretor hoje é outro, mais jovem e mais profissional”, analisa.
Não só o corretor mudou. O comprador também está mais exigente na hora de fazer negócio. “O comprador está com a faca e o queijo na mão, diz Marco. Tem o dinheiro, tem o financiamento e tem muitas opções para escolher com tempo e com cuidado o que vai comprar”.
Sem querer, os bancos também estão ajudando o comprador que precise do financiamento. “Os bancos competem entre si, oferecendo vantagens de todos os tipos, como taxas menores – explica ele – todos querendo conquistar o cliente. Eles também procuram ser rápidos. Antes, para aprovar um financiamento leva seis meses. Hoje o financiamento sai até em 30 dias em alguns casos, mas normalmente é 60”.
Marco também não prevê uma explosão demográfica. “Todo mundo diz que Jundiaí está perto dos 500 mil habitantes, mas a gente consulta o IBGE e vê que esse número é bem distante, pouco mais de 370 mil. É difícil saber com exatidão, porque assim como chegam muitos novos moradores, é preciso entender que muitos morrem, outros vão embora também”.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas