29.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Museu Histórico e Cultural de Jundiai completa 50 anos

spot_img

O museu funciona numa casa que foi do Barão de Jundiaí, que foi tombada em 1970 por seu valor histórico
No próximo dia 28, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí estará completando 50 anos de sua fundação. Não está programada nenhuma exposição especial – e nem precisa, tamanha a riqueza cultural e importância de seu acervo. O museu foi criado em 1955, mas só foi instalado e inaugurado dez anos depois.
Seu primeiro organizador e diretor foi o padre Antonio Tolói Stafuzza, mais conhecido pelas encrencas que arrumava na cidade do que por suas orações. Stafuzza tinha uma língua afiada, e não poupava ninguém, colecionando inimigos (os que eram criticados) e amigos (os que se aproximavam para serem poupados).
Mas Stafuzza tinha muitas qualidades, dentre elas a visão de futuro e o empreendedorismo. Para organizar o museu, contou com ajuda de muita gente, aí incluindo alguns historiadores, como Aldo Cipolato, Alceu de Toledo Pontes, Nelson Foot, além de pessoas que de uma forma ou outra colaboraram com a história da cidade: Francisco de Matheo, Romeu Pelliciari e Benedito de Paula Certain.
O museu começou pequeno, no Parque Comendador Carbonari. Em 1982 foi transferido para o Solar do Barão, o primeiro prédio tombado no Estado de São Paulo. Mantém originais sua estrutura e afrescos internos, incluindo pisos, portas e janelas. Foi construído no final do século 18 e início do 19. A data exposta atualmente na placa na entrada do prédio remonta ao ano de 1862, quando aconteceu uma reforma na casa devido ao casamento de uma das filhas do barão.
São três espaços: um com exposição de longa duração, que aborda a história da cidade e região. Outro de média duração, com exposições que ficam de três a quatro meses, e um terceiro espaço em curto período, de 30 a 40 dias.
Atualmente pode ser vista a exposição “Brinquedos e Brincadeiras”, de média duração, até a primeira quinzena de maio, com brinquedos a partir da década de 50 até os anos 90. A exposição de curta duração atual tem como foco o patrimônio arqueológico em Jundiaí e tem como título “Patrimônio Cultural de Jundiaí: Presente e Passado”.
O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí funciona de terça a sexta-feira das 10 às 17 horas, e aos sábados das 9 às 13 horas. As visitas são gratuitas. Outras informações pelos telefones 4521-6259 e 4586-8414.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas