22.4 C
Jundiaí
terça-feira, 23 abril, 2024

Nascida para voar, Giselle logo comandará um Boeing

spot_img

Qualquer dia que você viajar de avião, pode imaginar que no comando do Boeing ou Airbus estará um piloto fortão, alto, um típico macho alfa. Você poderá estar enganado – no comando poderá estar uma mulher com pouco mais de um metro e meio de altura, tão capaz e tão valente quanto o piloto que você imaginou.
Giselle Cristina Garcia Soriano Pedro nasceu para voar. Filha única do casal Maria Stella e José Soriano Pedro, o comandante Soriano, cresceu no meio aeronáutico – o pai comandou Boeing e Airbus. Sua mãe conta que quando criança, quando Giselle desaparecia era fácil achá-la – no quarto, como tampa de panela, fingindo pilotar.
Quando a idade permitiu, foi fazer o curso para Piloto Privado. Não parou mais. Hoje é instrutora de multimotor na EJ – Escola de Aviação, sediada no Aeroporto de Jundiaí. Por enquanto. Logo ela terá mãos um brevê de PLA (Piloto de Linha Aérea) – faltam algumas horas de instrução (o brevê é a carta de motorista pro piloto).
Nem tudo são rosas. Ela já se sentiu discriminada (e sem traumas) quando começou no mundo dominado por homens. E nem se importa mais quando um novo aluno estranha aprender voar com uma mulher, e ainda mais de seu tamanho. Tamanho não atrapalha. Em alguns aparelhos precisa colocar uma almofada nas costas para alcançar os pedais, que controlam o leme de direção.
Os controladores de vôo de Jundiaí a conhecem, e reconhecem sua voz – é a baixinha que está chegando. Os outros instrutores a tratam com carinho e a respeitam. Voando, sua concentração é total. “Se algum dia algum aluno xavecou, nem percebi. Minha atenção é na aeronave. Se brincar, cai”.
Em duas mil horas de vôo nunca teve problemas de pane – vez ou outra um vento mais forte que a tirou momentaneamente da rota no pequeno Cessnna 152 ou do potente Sêneca. Para ela, vencer numa profissão dominada por homens, não é mostrar superioridade. “A mulher tem seu espaço em todos os setores, basta saber conquistá-lo”. E pelo jeito ela soube.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas