19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Represa de Jundiaí está transbordando

spot_img

Se há alguns meses a situação era preocupante, hoje já permite que os técnicos da DAE e até o prefeito durmam mais tranquilo – a represa está com 100% de sua capacidade e até dá para arriscar dizer que está sobrando água. Mesmo assim, a ordem ainda é economizar – por uma questão de bolso e porque em abril as chuvas devem diminuir.
Desde janeiro está desligado o bombeamento de água do Rio Atibaia para o Rio Jundiaí-Mirim, o que significa que a represa está recebendo somente a água do Jundiaí-Mirim. Para ajudar a represa ficar cheia, houve colaboração do consumidor, diz o presidente da DAE, Jamil Yatim. “No ano passado conseguimos a redução de 15% no consumo de água”, diz ele.
Desde o segundo semestre de 2013, o abastecimento na cidade é feito através dos 200 litros por segundo fornecidos pelo Rio Jundiaí-Mirim, mais 200 litros por segundo da represa e 1,2 mil litros por segundo do Rio Atibaia.
A DAE está investindo em projeto para aumentar a capacidade de reserva de água. A obra, que deve ser concluída ainda este ano, vai aumentar a capacidade da represa em quase 1 bilhão de litros. “Vamos aumentar a altura da barragem e assim vamos chegar a 9 bilhões de litros de água armazenados”, explica Jamil.
Há ainda outro estudo para deixar a represa mais funda. Mas isso vai demorar mais. Primeiro é preciso fazer a batimetria (medição da profundidade); depois vem a sondagem e o impacto no solo. “Esse projeto é mais complexo e demanda mais tempo, mas será muito importante para as próximas gerações” diz Jamil.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas