Qualquer crianças que fizesse uma lista nos dias de hoje com as empresas que mais dão dor de cabeça a seus usuários colocaria a Vivo na frente. Não deu outra. O Procon divulgou a lista das mais reclamadas de 2014, e o grupo Vivo/Telefonica é campeão nesse quesito. Não são reclamações quaisquer – são todas fundamentadas e comprovadas.
O Procon considera reclamação fundamentada aquela que o consumidor apresenta e a empresa não resolve na boa – precisa abrir processo e forçar a barra. Atrás da Vivo vieram o grupo Claro/Net/Embratel, a Lenovo/CDE, Itaú/Unibanco, Oi, Bradesco, Pão de Açúcar/Extra/Casas Bahia/Ponto Frio (agora é tudo uma coisa só), Tim Celular, Sky Brasil e Caixa.
As reclamações são em maior número quanto a cobrança, seguidas sobre vício e má qualidade do produto, problemas com contrato, vício ou má qualidade do serviço, ofertas.
“Esse resultado enfatiza o que os órgãos de defesa do consumidor vêm constatando e apontando: nos setores regulados da economia, ainda não é dado o devido tratamento aos interesses e direitos dos consumidores”, destaca o Procon SP em nota.
De acordo com a entidade, no setor varejista, sobretudo no comércio online, destacam-se problemas como não cumprimento do direito de arrependimento, falhas nas entregas e defeitos nos produtos, principalmente nos celulares, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Para orientar os consumidores, o Procon mantém a lista Evite Esses Sites, atualizada constantemente, e que hoje tem 471 empresas.