21.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Comdema discute saneamento básico

spot_img

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) reuniu-se na sede da Associação Cabreuvana da Terceira Idade (Acati), no Jacaré. O encontro reuniu os membros do Comdema, convidados e representantes da Sabesp para tratar de assuntos referentes ao Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico do Município, e foi realizada Oficina de Análise Coletiva do Plano de Saneamento.
A discussão do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente está atendendo uma orientação do Ministério das Cidades, que vê a possibilidade do Comdema articular as questões de saneamento junto à população.
A reunião foi comandada pela secretária do Meio Ambiente, Rosimeire Timporim, que acumula a presidência do Conselho. Rosi explicou que o Plano foi concluído em 2009 e só passou por audiência pública em 2013 (no primeiro ano da gestão do prefeito Henrique Martin). “Agora, junto com o Plano Diretor, irá passar por uma revisão para que os dados e as ações sejam reavaliados de acordo com a realidade atual do município”, explica a secretária.
Durante a reunião, a secretária e o representante da Sabesp, Cesar Benedeti, fizeram várias considerações sobre o sistema de saneamento básico do Município e sobre a situação atual do Aterro Sanitário que recebe cerca de 50 toneladas de lixo/dia. Rosi também falou sobre a ampliação da coleta seletiva, implantada em quase todos os bairros de Cabreúva, desde 2013.
Após as explicações, conselheiros e convidados se reuniram para discutir quatro temas abordados no Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico. São eles: Abastecimento de água; Esgotamento sanitário; Drenagem e manejo das águas pluviais; Limpeza e manejo de resíduos sólidos. Ao final do encontro, o grupo apresentou o resultado das discussões e o que eles gostariam de implementar na revisão do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico. Segundo Rosi, o assunto ainda passará por novas abordagens e discussões.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas