19.1 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Faltam água, obras e metas, mas Sabesb paga bônus

spot_img

Bônus é um prêmio aos diretores pelo bom desempenho à frente da empresa, que não atingiu suas metas
Não há quem não tenha ouvido falar do nível da represa da Cantareira, que abastece a Capital, nos últimos meses; nem que não tenha se preocupado com a falta de água em muitas cidades, a maioria administrada pela Sabesp. Mesmo assim, a empresa pagou R$ 504 mil a sete de seus diretores pelo “desempenho à frente da companhia”.
A incoerência não fica por aí. Esse pagamento, de pouco mais de 70 mil reais a cada diretor, coincide com outros dois anúncios: o da redução dos investimentos da Sabesp nas redes de esgoto e com o aumento de quase 14% nas tarifas de 2015. E tudo isso está no relatório de sustentabilidade da Sabesp referente a 2014.
Nada ilegal, só incoerente. O pagamento de bônus salariais aos diretores da Sabesp é regulamentado por decreto assinado em 2013 pelo governador Geraldo Alckmin. Entre os diretores da companhia com direito a bônus estão o presidente Jerson Kelman e o diretor de sistemas regionais, Luiz Paulo de Almeida Neto.
Esse pagamento de bônus foi regulamentado em 2013, mas é feito desde 2007. De 2008 até agora a Sabesp já torrou quase seis milhões de reais dando bônus aos diretores pelo seu desempenho, que, numa empresa particular, seria motivo de dispensa.
Conforme o programa de participação a empresa, os bônus podem ser pagos desde que ela atinja metas propostas no começo de cada ano. Além disso, ela precisa ter lucro trimestral, semestral e anual, e ainda distribua o dividendo aos acionistas – o maior acionista da Sabesp é o governo do Estado.
No começo de 2014, a Sabesp estabeleceu sete metas – só cumpriu três. No ano passado, em plena crise de abastecimento, os diretores da Sabesp também levaram o seu. Para justificar o pagamento, a Sabesp distribuiu nota, afirmando que, “apesar de a Sabesp ser a maior empresa de saneamento do país, esta remuneração total é inferior à de outras companhias estaduais de saneamento e muito inferior à remuneração de diretores de empresas do porte da Sabesp”.
Para piorar mais ainda o inexplicável, o lucro da Sabesp caiu 53% de 2013 para 2014. Mais gasolina nessa fogueira: a Sabesp andou dando descontos para quem gastasse menos água, promoveu um racionamento não declarado (rodízio também não declarado) e ainda premia a incompetência de quem a dirige.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas