28.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Jarinu completa 66 anos como cidade na sexta-feira

spot_img

Primeiros registros de vida na região, que era conhecida como Caioçara, são de 1650
Jarinu é conhecida como uma cidade bucólica e pacata, daquelas que dão saudade dos tempos antigos. Mas, ao mesmo tempo, se desenvolve com a chegada de empresas e com a procura de muitos que nela encontraram o sossego das chácaras e sítios, além dos passeios pelo campo. Mesmo assim, a cidade conserva sua tradição agrícola – é uma das maiores produtoras de morango do estado.
Há um sujeito que teve muita influência na vida de Jarinu, antes conhecida como Campo Largo, e também em Atibaia, cidade vizinha. Lucas de Siqueira Franco passou a frequentar mais a região a partir de 1730, quando foi nomeado inspetor para aplicar as exatas medidas e os pesos, além de cuidar da taxação dos gêneros alimentícios.
Outro que influenciou foi Lourenço Franco da Rocha, fundador de Campo Largo (Jarinu)- em 1786 foi nomeado capitão do bairro. Em 1807, Lourenço e sua mulher, Rita de Cássia, desembraram sua fazenda e doaram as terras para ser erguida a Capela de Nossa Senhora de Campo Largo, hoje a matriz da paróquia do mesmo nome.
Quatro anos depois, Lourenço passou a fazer parte da Câmara de Atibaia, como vereador representante de Campo Largo. Em 1818, seu irmão, Inácio Caetano, também passou a fazer parte da Câmara de Atibaia.
Em 1835, Campo Largo ganhou uma sub prefeitura. Inácio foi nomeado para cuidar de tudo. Em 1842, Campo Largo foi elevado à categoria de Freguesia, que, dois anos depois, passou a pertencer a Jundiaí. Durou pouco – em 1846, voltou a pertencer a Atibaia.
A primeira tentativa de transformar Jarinu em cidade foi em 1895, mas não deu certo. Em 17 de abril de 1949 foi decretada a emancipação político-administrativa de Jarinu, como município, ficando Campo Largo como um bairro, distante 12 km da sede do mesmo.
Festividades – Jarinu atual tem um caso curioso: o prefeito, Vicente Zacan, nunca foi politico – nem passou por perto da política. Eleito, passou a administrar a cidade de maneira diferente, e parece ter agradado.
“Não estamos aqui para fazer política. Fomos eleitos para trabalhar, administrar uma cidade. Não vivemos de política, mas de trabalho, muito trabalho, e é isso que queremos deixar como marca de nosso governo”, afirma Zacan.
Vicente Zacan afirma, também, que não olha para o passado, mas trabalha no presente, com o que tem e o que pode ser feito para o município. “Não sou aquele prefeito que fica falando se o outro fez isso ou aquilo. Tenho como principio realizar o que é fundamental para se viver bem, para que a população tenha mais qualidade de vida, saúde e educação”.
Para comemorar com a população a Prefeitura de Jarinu programou diversas atividades, entre elas, com início já no domingo de Páscoa, quando aconteceu o Campeonato Paulista de BMX, trazendo para o município mais de 400 pilotos de todo o Brasil.
No dia 17 de abril, dia do aniversário, a população poderá prestigiar, a partir das oito horas as festividades, com o Hasteamento das Bandeiras, um Desfile Cívico diferente, com temas diversos e apresentações típicas da cidade. A missa solene em Ação de Graças ao Município será às 19h na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
Ainda no dia 17, a partir das 20 horas, o público poderá cantar e dançar ao som da banda Studio 54, que traz o melhor do Flash Back. Na mesma noite sobe ao palco o grupo de Pagode Nuwance.
No sábado, dia 18, a apresentação fica por conta dos sertanejos Caio e Calefe, que trazem para o município as músicas Jardineiro do Amor e Seu Bombeiro, em seguida Séfora Araújo solta à voz com muito pop.
Já, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), acontece o Festival de Orquídeas, com vendas, exposição e praça de alimentação, das 9 às 18 horas. O CCI fica na Rua José Mauro Soranz, ao lado do Ginásio de Esportes.
Ainda na programação de aniversário, domingo, dia 19, às 19 horas, no Ginásio de Esportes tem apresentação do coral Gospel Soul Livre e na Praça da Matriz, a partir das 20h30 João Pedro e Juan, além dos artistas da cidade.
Encerrando as festividades, no dia 26 de Abril haverá Campeonato de Kick Boxing, a partir das oito da manhã no Ginásio de Esportes e, na Raia Municipal Alcides Pereira, a partir das nove, Torneio de Truco e Bocha.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas