20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Um jundiaiense disputa eleições. Mas na Itália

spot_img

O s cidadãos italianos, maiores de idade, inscritos nas listas eleitorais e residentes no exterior, registrados há no mínimo seis meses na sua circunscrição consular, já estão votando por correspondência nas próximas eleições que irá renovar os Comitês dos Italianos no Exterior (Comitati degli Italiani all’Estero – Comites).
Jundiaí e região são representadas pelo advogado Júlio Bortolato, candidato no grupo Italiani in Brasile – Democratici nel Mondo, que é apoiado pelos deputados italianos Fábio Porta e Renato Bueno, e pelo senador italiano Fausto Longo.
O Comites é a representação dos interesses da comunidade italiana residente no exterior, junto ao Governo da Itália, e auxilia a autoridade consular, de acordo com a circunscrição a que pertence. Existem hoje no Brasil cinco Comites, eleitos em 2004, e cujos mandatos foram prorrogados, sucessivamente, mediante a alegação, por parte do governo italiano, da falta de recursos e de nova lei de regulamentação para a convocação de novas eleições.
Após a ameaça recente de renúncia coletiva dos atuais presidentes – Rita Blasioli Costa (Comites de São Paulo), Silvia Alciate (Comites Belo Horizonte), Adriano Bonaspetti (Comites Rio Grande do Sul), Franco Perrotta (Comites Rio de Janeiro), Salvador Scalia (Comites Recife) e Gianluca Cantoni (Comites Santa Catarina) – foi anunciada a realização do novo pleito que está em andamento.
O Comites de São Paulo será formado por 18 membros, podendo posteriormente ser integrado por um máximo de 6 cooptados (cidadãos de origem italiana sem cidadania), assim como ter comissões de trabalho, das quais poderão participar também cidadãos experientes nas várias áreas a serem desenvolvidas. Os membros eleitos exercem mandato de cinco anos e não recebem nenhum tipo de remuneração.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas