21.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Projeto auxilia professores e atende às metas do Plano Nacional da Educação

spot_img

Quero Dez tem contribuído para o desenvolvimento de alunos com desenvolvimento de habilidades
O novo Plano Nacional da Educação (PNE), aprovado em 2014, prevê 20 metas para desenvolvimento da educação brasileira até 2024. No decorrer desta década, todos os esforços que contribuam com o professor e com o aluno são bem-vindos.
Um projeto chamado Quero Dez, criado há quatro anos, contribui para o desenvolvimento de algumas das metas do atual PNE, desde antes do plano ser aprovado. Ele é composto por software que detecta dificuldades de alunos de acordo com habilidades analisadas na Avaliação Nacional de Rendimento Escolar, conhecida como Prova Brasil, e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O sistema apresenta ao professor possíveis soluções de desenvolvimento pedagógico de acordo com a dificuldade do aluno, detectada por uma avaliação automática que analisa as habilidades ou competências dos parâmetros curriculares nacionais.
Segundo André Mariano, diretor executivo da Life Tecnologia Educacional, “se os alunos forem bem-instruídos, se suas habilidades e competências forem bem desenvolvidas, se estiverem motivados e com o senso crítico apurado, a sociedade moderna terá condições de tomar decisões mais corretas”.
O atual lema do governo sugere que o Brasil seja uma Pátria Educadora, e o lema tem sido meta para esforços de diversos profissionais da educação e da escola, reformulando diversos projetos e objetivos. Mariano diz que “a formação escolar do aluno ainda sofre interferências do reflexo tecnicista que durante muito tempo foi linha de pensamento da Educação, os atuais educadores não conseguem aplicar com coerência a pedagogia que aprendem à realidade, e o objetivo do Quero Dez é tirar o peso de tarefas operacionais do professor e permitir um ambiente construtivo na educação”.
O diretor diz ainda: “Muitos alunos abandonam os estudos por falta de motivação ou acabam se formando sem o domínio de estratégias e recursos que os integrem de modo adequado ao convívio social. Mais do que simplesmente avaliar o conhecimento dos alunos, a escola precisa saber se ele sabe utilizar o que aprende em sua vida”, diz Mariano. O projeto Quero Dez atende ao objetivo principal que é dar condições aos professores para desenvolver as habilidades dos alunos de modo mais crítico.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas