19.6 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Parada Gay de SP gera polêmica por causa de atriz

spot_img

No último domingo, São Paulo fez sua 19ª Parada Gay. Até o ano passado, a parada era vista como divertida e alegre – e com alegria e diversão, o público gay se manifestava e defendia a igualdade. No domingo passado tinha tudo isso, mas uma representação da atriz Viviany Beleboni chocou a plateia, e as imagens dela, crucificada tal como Jesus Cristo (e nua) correram o mundo.
Desde então Viviany enfrenta ameaças. Na Internet, não lhe faltam xingamentos. Evangélicos e católicos se manifestaram e consideraram as imagens afronta religiosa. Há correntes evangélicas querendo processar os organizadores da parada. Mas, por enquanto, está sobrando para a atriz.
Viviany tem 26 anos e é bissexual. Ela desfilou num trio elétrica encenando a crucificação, e no lugar da placa Inri dos crucifixos tradicionais, havia o protesto contra a homofobia. “Nunca tive a intenção de atacar a igreja. A ideia era, mesmo, protestar contra a homofobia”, explica ela. Mas evangélicos e católicos não querem saber de explicações.
O cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, afirma que “a ideologia de gênero é uma tentativa de afirmar para todas as pessoas que não existe uma identidade biológica em relação à sexualidade. Quer dizer que o sujeito, quando nasce, não é homem nem mulher, não possui um sexo masculino ou feminino definido, pois, segundo os ideólogos do gênero, isto é uma construção social”.
Viviany diz que está sendo ameaçada desde então. “Teve gente dizendo que ano que vem vão colocar fogo na parada. Usei as marcas de Jesus, que foi humilhado, agredido e morto. Justamente o que tem acontecido com muita gente no meio GLS, mas com isso ninguém se choca”, diz ela.
A primeira reação veio do deputado Marcos Feliciano, conhecidíssimo por ser contra a comunidade gay. “Imagens que chocam, agridem e machucam. Isto pode? É liberdade de expressão, dizem eles. Debochar da fé na porta denuda igreja pode? Colocar Jesus num beijo gay pode? Enfiar um crucifixo no ânus pode? Despedaçar símbolos religiosos pode? Usar símbolos católicos como tapa sexo pode? Dizer que sou contra tudo isso não pode? Sou intolerante, né? ”.
Embora o clima fosse de festa – e protesto – nem tudo ficou cor de rosa na parada. Centenas de celulares foram furtados, assim como dinheiro e até roupas. E nem todo mundo prestou queixa. Casos de embriaguez também foram registrados pela PM, que precisou usar cassetete para apartar algumas brigas.
Foto: Atriz apareceu crucificada – imagem chocou o mundo | FOTO JN

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas