19.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Restaurantes italianos estão no 3º Sabores

spot_img

Eles dão nome a bairros, avenidas, sítios, festas e aproximadamente 75% da população jundiaiense são descendentes deles, os italianos. Ainda no século 19, eles foram os primeiros imigrantes a chegar em Jundiaí. Desde então, têm influenciado o jeito de falar, de comer e de viver dos moradores da cidade.
Enquanto outras culturas estão representadas em poucos estabelecimentos ainda, os italianos têm forte presença em Jundiaí e são maioria – 40% – dos participantes do Sabores. Massas caseiras, molhos artesanais, receitas antigas passadas de geração em geração são alguns dos principais ingredientes usados nos pratos dos italianos do Festival.
Nesta edição, alguns restaurantes homenagearam elementos de grande importância na época da imigração, como a figueira – uma antiga árvore que ficava no bairro da Colônia e abrigava os recém-chegados. Outros estabelecimentos optaram pela tradição, enquanto alguns priorizaram versão mais moderna dos clássicos e misturaram a referência italiana a outras nacionalidades presentes em Jundiaí, como a espanhola e portuguesa. No cardápio especial há desde pizzas, fast food e lanches a refeições mais elaboradas como canederlli e polpetone.
Desde o dia 15 os consumidores que já têm cinco e 10 carimbos no passaporte do Festival podem retirar os prêmios no Centro de Informações Turísticas (CIT), desde que sejam um dos 500 primeiros. O local fica em frente ao Parque da Uva, na Avenida Jundiaí, e funciona das 8h às 18h, de segunda a segunda.
No primeiro dia de entrega, 81 pessoas retiraram o kit churrasco (para passaportes com cinco carimbos) e 34 resgataram o conjunto de seis taças de vinho tinto estampadas com as atrações turísticas da cidade (para passaportes com 10 carimbos).
No Instagram, os consumidores podem continuar postando fotos de pratos tiradas até o final do Festival, mas elas devem conter as hashtags Sabores de Jundiaí (#saboresdejundiai) e nome do estabelecimento (#nomedoestabelecimento). Um júri formado por 10 fotógrafos escolherá as 10 melhores imagens. Os vencedores, assim como os profissionais, ganharão um voucher cada para degustar um dos pratos.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas