22.4 C
Jundiaí
quarta-feira, 24 abril, 2024

Senado alerta para notícias falsas

spot_img

Há mais ou menos 15 dias, circulou via Facebook, Instagram e Twitter, a notícia da separação do príncipe Charles e Camila Parker – ele duque, ela duquesa da Cornualha. O caso ganhou força, mas era tudo invenção, cuja autoria é mais que conhecida: o jornal americano The Globe, especializado nesse tipo de boataria.
O Senado do Brasil distribuiu alerta sobre notícias falsas, cada dia mais frequentes. Diz a nota do Senado: “Periodicamente o Senado Federal recebe reclamações de cidadãos se queixando de “leis” aprovadas em plenário dizendo respeito ao fim do 13º salário, a criação da famosa “Bolsa Prostituta”, revogação da Lei da Ficha Limpa, para citar alguns exemplos.
Você pode facilmente evitar a distribuição dessas notícias falsas. Basta consultar o site oficial do Senado Federal, www.senado.leg.br, contatar o perfil Notícias do Senado no Facebook ou ligar gratuitamente para o Alô Senado no 0800 612211. Antes de acreditar, antes de compartilhar, vale conferir. Lembre-se, notícia falsa é um problema de verdade. ”
O jornal The Globe é tudo o que um jornal não deve fazer, mas por aqui os boatos nascem com a mesma facilidade de lá. O The Globe, por exemplo, noticiou em 2012 que a rainha Elizabeth II estava morrendo, e que a nora, Camila, havia tramado para tomar-lhe o lugar. A rainha continua viva e mais forte que nunca.
Em julho do ano passado, o The Globe anunciou que a princesa Kate, mulher do príncipe William, estava deprimida após um aborto traumático. O segundo filho do casal, Charlotte, é o bebê mais fotografado dos últimos tempos. O mesmo jornal já anunciou a separação de Michelle e Barak Obama, e um hipotético diagnóstico de que o presidente americano seria louco.
Na semana passada, o mesmo jornal publicou uma manchete candidatíssima a um processo: com duas fotos de Hillary Clinton e a afirmação da candidata à presidência americana: “Sou alcoólatra”. Por aqui não é tão diferente. Sempre circulam, via Facebook, histórias que nunca aconteceram. E que não são piadas. No caso do príncipe Charles e dona Camila, a piada já estava pronta – não deve ser fácil ser duque e duquesa da Cornualha.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas