28.6 C
Jundiaí
terça-feira, 16 abril, 2024

V Conferência Municipal de Saúde discute propostas

spot_img

Na semana passada foi realizada a V Conferência Municipal de Saúde pela prefeitura de Itatiba em parceria com a Conselho Municipal de Saúde. O encontro foi realizado no Teatro Ralino Zambotto e reuniu mais de 100 pessoas entre delegados, trabalhadores da saúde, usuários do sistema único de saúde, convidados e a população em geral.
Neste ano, o tema da Conferência foi ‘Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro’. Após a abertura, a médica. Stela Felix M. Guilin Pedreira ministrou palestra sobre as ações de saúde no Brasil. Debate foi realizado e os participantes puderam discutir sobre o tema.
Para a discussão e votação das propostas, nos últimos dois meses o Conselho Municipal da Saúde realizou 26 pré-conferências na cidade, em todos os Conselhos locais dos PSFs e UBSs, além das entidades, Ambulatório Central de Especialidades (SUS), Sindicatos e outros. As pré-conferências tiveram início no dia 16 de abril e foram encerradas no dia 21 de maio.
“Todas as propostas, sugestões e opiniões foram recebidas com total isenção, e agora estão sendo estudadas e aprovadas durante a Conferência Municipal”, disse o presidente do Conselho Municipal da Saúde de Itatiba, Sebastião Vendramini.
“Durante a Conferência foram aprovadas 21 propostas de âmbito municipal, 15 para o Estado e outras 10 para o Governo Federal. A Prefeitura de Itatiba avalia juridicamente as propostas de âmbito municipal aprovadas para enviá-las à 7ª Conferencia Regional de Saúde, que acontece nos dias 6 e 7 de julho em Campinas. Após essa avaliação, elas ainda serão submetidas à avaliação da Câmara Municipal”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Gonçalves Simões, que acompanhou a Conferência. As propostas aprovadas de âmbito estadual e nacional já foram enviadas à Conferência Regional pelo Conselho Municipal de Saúde de Itatiba.
Além de elencar as propostas da população que participou das pré-conferências, foi realizada a eleição dos delegados representantes de cada segmento, sendo usuários, trabalhadores da saúde e Gestores/Prestadores de Serviços. Os delegados eleitos vão representar Itatiba na Conferência Regional de Saúde, em Campinas, levando todas as propostas aprovadas. Lá serão escolhidos novos delegados para a Estadual e depois para a Federal em Brasília.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas