19.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Em livro, Umberto Eco explica a difamação

spot_img

O escritor Umberto Eco é um notável. Dono de boas histórias, sabe como poucos dissecar os ambientes. Em “Número Zero”, seu mais recente, mostra como é feita a difamação, a partir de uma redação de jornal. É uma história baseada em fatos quase reais, mas que tem muito a ver com o Brasil.
Explicando: a Operação Mãos Limpas, na Itália, começou quando um candidato à prefeitura de Milão exigiu pagamento de propina. Ele foi parar na cadeia, e de lá denunciou alguns, que denunciaram outros, mais outros, mais outros – no total, foram emitidas 2.993 ordens de prisão.
A Operação Mãos Limpas é a inspiração do juiz Sergio Moro, que deflagrou a Lava Jato. Mas o centro da história está num suposto jornal, o “Amanhã”, produzido por um jornalista (Coronna) que só faz o piloto, mas que tem um chefe (Simei) que quer maldades. Quem está por trás de tudo é outra pessoa, que quer fazer chegar aos inimigos o conteúdo do que o jornal está produzindo.
No lançamento, na Itália, Eco fez questão de dizer que era só parte da imprensa, uma “máquina de fazer lama”. A “máquina” do livro funciona assim: os repórteres saem às ruas para buscar alguma história que deponha contra alguém. As orientações são sempre insinuar e se preparar para o desmentido.
Os desmentidos devem ser publicados com respostas que, também por meio de insinuações, tirem o crédito e a moral de quem quer que seja que tente desmentir o periódico. “Um jornal não é feito por notícias, um jornal faz notícias”, ensina Simei à sua equipe, que, com exceção de Coronna, não imagina estar trabalhando em um noticiário que nunca será publicado.
Umberto Eco é um mestre em mostrar histórias. Em “O nome da rosa”, expôs o que era de fato a vida num convento de monges, as artimanhas de conseguir o que queriam, e os segredos contidos em parte de seus livros – sempre com mortes misteriosas. Ao mostrar um jornal que só produzia lama, Eco não fica tão distante da realidade de alguns atuais.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas