15.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Revolução de 1932 completa 83 anos

spot_img

No começo do século 20, dois estados se destacavam economicamente – São Paulo e Minas Gerais – em função da industrialização paulista e da quantidade da produção agrícola mineira. Consequentemente, a política era mais forte nesses estados, que se revezavam na Presidência da República – era a política café com leite (um presidente mineiro, outro paulista, outro mineiro, sucessivamente).
Em 1930, Washington Luiz (paulista) indicou outro paulista, Júlio Prestes, e deu barulho. Os mineiros, desapontados, resolveram apoiar os gaúchos, que depuseram Washington e impediram a posse de Júlio Prestes. Surgiu a figura de Getúlio Vargas, um gaúcho.
“Getúlio tornou-se um ditador, explica a professora Ana Cristina Lazzati, rasgou a Constituição e nomeou interventores nos estados. Isso desagradou os paulistas, que passaram a exigir a volta da legalidade e o cumprimento da Constituição”.
Para acalmar, Getúlio trocou de interventor em São Paulo várias vezes, e por último nomeou um paulista, Pedro de Toledo. Além disso, prometeu eleições para 1933. Não adiantou. No dia 23 de maio de 1932, durante uma manifestação de protesto, quatro jovens morreram a tiros, disparados por partidários de Getúlio Vargas, reunidos no Cube 3 de Outubro.
Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Américo Camargo de Andrade e Orlando de Oliveira Alvarenga (incluído depois na lista). As inicias de seus nomes – MMDC – foi o nome escolhido pelo movimento de oposição à ditadura, que começava a planejar a luta armada.
Com apoio popular, o general Isidoro Dias Lopes e suas tropas tomaram o estado no dia 9 de julho e iniciaram a marcha para o Rio de Janeiro, então capital da República. Os paulistas contavam com o apoio dos mineiros, gaúchos e matogrossenses, o que não aconteceu.
Combates sangrentos em diversas cidades resultaram em nada. No dia 2 de outubro, os paulistas assinaram a rendição em Cruzeiro. A derrota militar dos paulistas, porém, teve resultados. Em 1933 houve eleições, e um civil, Armando Sales, passou a governar o estado.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas