16.4 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Segurança de Jundiaí é referência em rede nacional

spot_img

O modelo de segurança por sistema de monitoramento adotado pela Guarda Municipal de Jundiaí ganhou projeção nacional e o título de referência no Brasil no Jornal “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo, na última segunda-feira (29). A reportagem destacou o trabalho integrado que envolve a cidade e outros dez municípios da região por meio das câmeras que monitoram e fazem a leitura das placas de veículos roubados ou furtados, o que cria uma espécie de “cerca virtual” contra a criminalidade.
Texto e imagens ressaltaram o trabalho das câmeras instaladas em pontos estratégicos de Jundiaí e nas cidades do “cinturão digital”, que juntas são responsáveis por tirar pelo menos 5 milhões de fotos diariamente, o que permite traçar o caminho percorrido pelo veículo suspeito, saber de onde veio e quanto tempo permaneceu na cidade.
“O trabalho integrado entre as principais forças da segurança da cidade e do Estado tem a tecnologia de ponta como aliada. Isso é um grande passo para que a comunidade possa se sentir mais segura. Nosso objetivo é diminuir cada vez mais os índices de violência em Jundiaí”, afirma o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires.
O programa, que passou a operar com força total em 2013, é apontado como responsável por esclarecer mais da metade dos casos de furtos e roubos em Jundiaí. Batizado como “big brother”, uma alusão ao reality da própria emissora, o modelo conta com equipamentos de última geração.
Caso um veículo furtado em Jundiaí ou em outro município da “cerca virtual” entre na cidade e tenha a placa flagrada pela câmera, imediatamente o alarme instalado na base da Guarda Municipal é acionado. Isso permite uma resposta rápida em busca aos suspeitos.
“Este trabalho tem como meta a prevenção e o combate da violência e da criminalidade dentro da política adotada pelo governo do prefeito Pedro Bigardi”, diz o comandante da Guarda Municipal, delegado José Roberto Ferraz.
Ferraz lembra que com essa tecnologia é possível desenvolver um mapa com os números da criminalidade. “Sabemos, por exemplo, o horário de maior incidência de furtos e roubos de veículos na cidade, das 8h às 11h”, comenta. O trabalho integrado por meio de câmeras desenvolvido pelas cidades também permite à GM a obter dados sobre quais os pontos do município com maior índice de furtos e roubos, o bairro e até a rua.
“Este tipo de tecnologia nos permite cruzar e compartilhar informações para que seja elaborado uma ação integrada para coibir a criminalidade. Na área central de Jundiaí, por exemplo, o número de furtos e roubos foi reduzido em 23%. Em outras regiões, as estatísticas também apontam a redução da criminalidade”, comemora.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas