publicidadespot_img
16.1 C
Jundiaí
domingo, 31 maio, 2026

Serra do Japi também tem câmeras

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e a Guarda Municipal, por meio da Divisão Florestal, instalaram as primeiras câmeras do novo Programa de Monitoramento da Fauna Silvestre, na última sexta (26), na Serra do Japi. Também chamadas de “armadilhas fotográficas”, possuem visão noturna e sensor de movimentos e devem aumentar os dados disponíveis para os cuidados necessários nas políticas públicas de proteção do meio ambiente.
“São cinco câmeras nessa etapa inicial, voltadas principalmente para animais como onças pintadas ou preguiças. Mas devem gerar novos tipos de atuação nessa relação entre conhecimento e ações práticas”, afirma Daniela da Câmara Sutti, secretária do Planejamento.
De acordo com o assessor técnico e biólogo Jairo de Cássio Pereira, do Departamento de Meio Ambiente da secretaria, a fase inicial vai permitir a calibração dos equipamentos sobre disposição, distância de quebra de luz, duração de baterias e sensibilidade de captura de imagens em um período de 30 dias.
Entre os casos de referência de armadilhas fotográficas usadas para o serviço, estão um estudo de 52 mil imagens feito pela organização Conservation International, apontando para a redução da diversidade de mamíferos no mundo pela perda de habitats, as novas descobertas sobre o tatu canastra pantaneiro divulgadas pela National Geographic Brasil e a reabilitação da onça parda chamada de Anhanguera na região da serra pela Associação Mata Ciliar.
“É um novo mecanismo de apoio ao trabalho ambiental e pode colaborar muito em diversas áreas, que serão visualizadas com o próprio uso cotidiano”, afirma a também bióloga da SMPMA, Luciana Maretti, coautora do projeto.
No futuro, o uso do equipamento também pode ser feito desde o maior conhecimento sobre hábitos das espécies da serra, a dinâmica da floresta e registros concretos para uso da educação ambiental até o uso em outras áreas do município – como fragmentos ambientais isolados, apoio sobre fauna urbana em laudos técnicos e principalmente indícios de presença de espécies ameaçadas de extinção.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta