24.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Ar seco preocupa. Seis estados estão em alerta

spot_img

Nos últimos dias o ar está insuportável. Sem chuvas, não há umidade – e pior, não há previsão de chuvas. Em Cuiabá, a umidade do ar chegou a 12%. Na segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta sobre a baixa umidade do ar para seis estados, incluindo São Paulo.
É por isso que tem muita gente tossindo, mesmo sem estar gripado. Olhos ardendo são outro sintoma da falta de água. A meteorologia alerta para potenciais riscos à saúde em razão da ausência de chuvas nestes estados. A baixa umidade do ar, comum no período da seca, principalmente no Centro-Oeste do país, pode provocar doenças respiratórias como rinite e asma.
“Mantenha-se vigilante e se informe regularmente sobre as condições meteorológicas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades”, orienta o Inmet. Os médicos dizem que o principal é boa hidratação e alimentação saudável.
A falta de umidade no ar fez aumentar o preço dos nebulizadores nas lojas e farmácias – a velha norma de mercado quando a procura aumenta. Muita gente recorre à solução caseira: dormir com um balde d´agua ao lado da cama, ou colocar uma toalha molhada no quarto.
Os conselhos são os de sempre: evitar exercícios físicos nas horas mais quentes, ingerir bastante água, não se expor demasiadamente ao sol. Mesmo fazendo tudo isso, idosos e crianças são os que mais sofrem com esse tipo de clima. Mesmo assim, há gente colocando fogo no mato, que produz fumaça e complica ainda mais o que já está bem complicado.
info_temposeco

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas