19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Em 18 meses, sindicato consegue mil novos filiados • Assista a entrevista

spot_img

O guarda municipal Aparecido Luciani assumiu um dos maiores sindicatos da cidade há 18 meses. De lá para cá, apareceram mil novos filiados, o sindicato está redirecionando suas atividades sociais e esportivas por causa do grande número de mulheres, e o aumento deste ano superou a inflação.
Luciani não é de ficar parado. Seu primeiro emprego foi na Astra, aos 15 anos de idade. Três anos depois se apresentou para o Serviço Militar Obrigatório e foi designado para servir no 12º GAC. Lá ficou até 1995 – entrou como soldado, passou a cabo e chegou a sargento, resultado de cursos e concursos.
Não ficou um dia sequer desempregado – deu baixa do quartel no dia 23 de abril, e no dia 24 assumiu o cargo na Guarda Municipal de Jundiaí. “Tem coisas que parecem que foram escritas para a gente- diz Luciani. Sair do quartel num dia e começar a trabalhar no outro, numa função semelhante, é uma coincidência e tanto”. Bem entendido: ele havia passado num concurso para a GM.
Sua atuação na GM logo chamou a atenção dos colegas e de outros funcionários públicos. Foi para o conselho do Iprejun (o fundo de pensão dos funcionários públicos) e de lá saiu como presidente. Saiu em termo – Luciani ainda faz parte do conselho. “É um dos fundos mais sérios e mais estruturados do Estado, diz ele, e hoje tem mais de um bilhão de reais em caixa”.
Também passou pelo Conselho da Criança e do Adolescente, como representante da GM, e de lá também saiu como presidente. No sindicato, integrou a diretoria num período, foi vice-presidente no seguinte, e desde o dia 1º de fevereiro do ano passado é o presidente.
“Jundiaí tem oito mil funcionários públicos, mas somente cinco mil são filiados ao sindicato – diz Luciani. Além disso, há 1.600 aposentados. O aumento das filiações – mais de mil nesse tempo – tem explicação. “Os resultados conseguidos pelo sindicato levam o funcionário público a acreditar que é possível haver conquista com trabalho sério e responsável”, afirma ele.
O fato de haver mais mulheres que homens trabalhando na Prefeitura traz reflexos no sindicato. “Na Prefeitura, 70% são mulheres, e isso reflete no sindicato. Por causa disso, estamos redirecionando nossas atividades, procurando proporcionar mais programas sociais e esportivos para elas, e também para os aposentados”, diz Luciani.
O sindicato tem um projeto político, e Luciani está no contexto. “Nosso sindicato é muito grande e precisa mostrar à cidade a importância do funcionalismo público – explica ele. Um trabalhador da Prefeitura que tapa um buraco na rua, está colaborando para a qualidade de vida do morador, e felizmente, em Jundiaí, os funcionários públicos têm boa aceitação, não são mal vistos”.
Luciani não pensa em construir clube de campo e outras obras maiores. Pensa numa nova sede, e prefere firmar convênios com clubes já existentes, com descontos ao funcionário público. “Temos bons convênios, que atendem às necessidades dos filiados, e hoje bancar um clube de campo tornou-se inviável”, explica ele.
Com tanto trabalho, a vida familiar não chega a ficar tumultuada. Casado há oito anos com Andréia, Luciani é o orgulho da família – o pai Sebastião, agora com 64 anos, e os seis irmãos (ele é o mais velho de sete). A mãe, Antonia, morreu há cinco anos. E já tem parente na família envolvido em política – seu tio é vereador em Barbosa Ferraz, cidade paranaense próxima de Campo Mourão.
Voltando ao sindicato – em outubro, a festa muda de lugar. Não será mais no Parque da Uva, e sim na Chácara dos Sonhos. “Antes, a festa era programada para cinco mil pessoas, mas não vinham cinco mil funcionários públicos – explica Luciani. Agora faremos festa para 1.500 pessoas, com cobrança simbólica de R$ 30 por convite”.
O formato da festa será o mesmo – desde o café da manhã até o final da tarde, com chopp à vontade. “E vamos manter os sorteios de motocicleta, televisor, tablets de outros brindes aos que comparecerem”. O Sindicado dos Servidores Públicos de Jundiaí (Sindserjun) fica na rua Francisco Pereira Coutinho 64, na Vila Municipal.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas