A programação da VII Semana Cultural Ítalo-Brasileira de Itatiba, promovida pela Aibi (Associação Ítalo-Brasileira de Itatiba) com apoio da Prefeitura, tem continuidade na quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, quando o Centro de Capacitação Solidária (Paço Municipal ‘Prefeito Roberto Arantes Lanhoso) receberá o curso de ‘História da Arte Contemporânea – Obras-Primas da Pintura Universal’, com o Professor Mathias de Abreu Lima Filho, psicólogo e mestre em Filosofia pela PUC-SP, professor de Filosofia e História da Arte, autor do livro ‘A escuta, a espera e o silêncio’ pela EDUC e tradutor de várias obras sobre arte.
“Apresentaremos uma série de obras-primas da arte universal, criadas por mais de 50 artistas ocidentais, onde o mais antigo entre eles, Fra Angelico, nasceu em 1387 e o mais recente, Lucian Freud, morreu em 2011. Será um percurso do Renascimento ao Modernismo, por um caminho de beleza, criatividade e história, como se pudéssemos, sentados em nossas poltronas, conhecer e comentar as grandes obras dos grandes Museus do mundo todo. Faremos também um breve diálogo conceitual e histórico com cada uma delas, com o cuidado de não tratá-las de forma exclusivamente acadêmica, mas ao contrário, de modo didático e prazeroso. Todos estão convidados”, adiantou o professor.
Na última sexta-feira, dia 7 de agosto, o destaque da Semana Ítalo foi a palestra sobre ‘Azeites’ com Paola Tedeschi. O encontro, que aconteceu no Centro de Capacitação, reuniu cerca de 30 pessoas, que além de aprenderem mais sobre os azeites participaram de uma sessão de degustação. A palestrante, Paola Tedeschi, italiana, é representante exclusiva, desde 1998, do ICIF – Italian Culinary Institute for Foreigners no Brasil e ministra a disciplina ‘História da Gastronomia e da Alimentação’ em workshops em Universidades de São Paulo. Paola é formada em Química pela USP com especialização em Análise Sensorial pela Unicamp.
A próxima atração da programação da VII Semana Cultural Ítalo Brasileira de Itatiba é uma apresentação musical no próximo dia 21 de agosto, às 20h, no Teatro Ralino Zambotto com a presença da Corporação Musical Santa Cecília e do Coral do Itatiba Esporte Clube.
Os eventos de 2015 serão encerrados em setembro, no dia 3, às 20h, com a abertura da exposição ‘Veneza em Foco’ no Museu Municipal ‘Padre Francisco de Paula Lima’. A exposição fica no Museu até o dia 27 de setembro.





