publicidadespot_img
27.5 C
Jundiaí
quarta-feira, 4 novembro, 2026

Para reorganizar é obrigatório investir

Novamente volto a citar Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, que foram os idealizadores e criadores dos Cieps, no Rio de Janeiro, e anteriormente, no Rio Grande do Sul. Com isso ficaram marcados na história como os construtores de escolas do Brasil.
No século 19 “e parece que foi escrito ontem” o escritor francês Vitor Hugo afirmou: “constrói-se uma escola, fecha-se uma cadeia”. Essa expressão está mais forte do que nunca nos dias atuais. Tenho certeza de que só a educação com qualidade salvará o mundo da avalanche da criminalidade e da violência juvenil que tanto nos amedrontam.
A população paulista vive momentos de muita apreensão. Com o projeto de reorganização escolar, a informação é de que serão fechadas escolas. E mais, educadores já foram inclusive informados sobre a movimentação para outras unidades escolares.
Na contramão de uma grande luta para que haja mais investimentos na educação, essa informação é assustadora. Esperava-se que os governos aumentassem os repasses para essa área no decorrer dos próximos anos. Contava-se que o governo federal tivesse uma fração de criatividade e anunciasse que a porcentagem do PIB investido na educação seria muito maior.
Ainda acredito que a escola pública voltará a ser um centro de transmissão de conhecimento para os jovens. Espero que a sociedade volte a reconhecer o educador como uma autoridade social e de grande importância para a formação dos nossos filhos. Gostaria que os governos atuassem no sentido de que o magistério voltasse a ser motivo de orgulho para seus profissionais.
Faz tempo que a educação deixou de ser prioridade e referência para nossos jovens. Os educadores deixaram de ter segurança nas salas de aulas e passaram a atuar com receio. Assim também sentem medo os alunos, com os traficantes nas portas das escolas. E os pais, no dia a dia, sofrem com a angústia do que vai acontecer na escola dos seus filhos.
Rogo ao governador Geraldo Alckmin que a reorganização escolar pretendida em nosso Estado seja uma chave mestra para salvar a educação. Assim como Brizola e Darcy Ribeiro, friso novamente que só o investimento forte no ensino “em todas as idades” pode salvar as futuras gerações.
Em nível nacional, o Plano Nacional de Educação (PNE) precisa também ser revisto e dar aos Estados e municípios a tranquilidade de que haverá recursos e mais investimentos na rede pública.
Existe um forte movimento da sociedade na Inglaterra por uma escolaridade de melhor qualidade. Como a população inglesa ficou muito exposta à competição internacional, o povo exigiu do governo armamentos fortes para uma competição justa e a principal e mais forte arma é a educação. Lá, o salário dos educadores teve os melhores reajustes de toda a Europa. O Canadá também seguiu os mesmos moldes da Inglaterra. E nós, brasileiros, paulistas, temos de ouvir que escolas podem ser fechadas para uma reorganização escolar.
RAFAEL SILVA
Deputado Estadual

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta