19.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Merendeiras da rede recebem capacitação

spot_img

Com preocupação em oferecer alimentação balanceada, equilibrada e com cardápio adequado às crianças da rede municipal, a secretaria de Educação ofereceu capacitação para as merendeiras que executam suas funções nas escolas. Entre os diversos temas abordados, o que mais se destacou foi o preparo e higienização dos alimentação.
“Estamos construindo uma história de luta, uma educação de qualidade em Itupeva. Implantamos várias mudanças na educação, investimos em programas, projetos, disciplinas e valorização dos profissionais. Entendendo a importância de manter os profissionais capacitados, por isso, oferecemos um treinamento para as merendeiras de boas práticas para serviços de alimentação. São essas pessoas que cuidam dos alimentos de nossas crianças todos os dias. Temos trabalhado para oferecer mais qualidade de vida para a população da nossa cidade”, afirma a secretária de Educação Idelma Bortolato Bocalon.
Logo no início da gestão, o Governo Popular de Itupeva municipalizou a merenda e hoje quem faz a merenda dos alunos são as cozinheiras contratadas pela Prefeitura. “Com cardápio balanceado, incluindo frutas, verduras, carnes e legumes frescos, todas as crianças da rede municipal, agora, almoçam na escola, fazendo uso de pratos de vidro e talheres de inox. Isso significa mais dignidade às crianças em seu momento escolar. Além disso, as crianças também aprendem a se servir e a importância de não desperdiçar alimentos” afirma o prefeito Ricardo Bocalon.
O treinamento foi dado pelas nutricionistas da prefeitura Fernanda Búfalo, Jéssica Pereira Silva e Haula Chaaban. O conteúdo programático tiveram os seguintes temas: lavagem das mãos (método e frequência); desinfecção de hortifrútis e otimização do processo; desinfecção de bancadas de apoio; manejo de resíduos/lixo; controle resto ingestão; assegurar temperatura das preparações a fim de evitar intoxicações alimentares; métodos de evitar contaminação cruzada; coleta de amostra e sua importância; legislação sobre tabaco (lei nº7 13.541, de 7 de maio de 2009); método de higienização de área física e apoio; método de higienização de manipuladores e comportamento pessoal; e, procedimento de recebimento de mercadorias. O curso teve carga horária de cinco horas e nesse primeiro momento 58 merendeiras participaram da capacitação.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas