19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Festa da Uva 2016 começa na quinta

spot_img

JundiaiNoticias057-manchaAbertura é na quinta, com solenidade. Festa será nos finais de semana até 31 de janeiro. Há mais de 100 atrações culturais
Com seu evento de abertura na noite da quinta-feira (14), a 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos abrem em Jundiaí uma temporada de atrações marcadas pelo espírito comunitário de centenas de pessoas envolvidas com a agricultura, com o turismo, com as tradições, com as artes, com a solidariedade e com a própria identidade da cidade.
A festa está marcada das 18h às 22h nas sextas-feiras, das 10h às 22h aos sábados e das 10h às 21h aos domingos, no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, até o domingo (31). A entrada é gratuita e o acesso por ônibus é feito por diversas linhas vinculadas ao Terminal Central. Também vão funcionar estacionamentos na frente e nos fundos do parque. Os expositores vão ter espaço próprio na área do Ginásio Municipal de Esportes Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão.
“Esse formato de comunidade, mesmo aberto a novidades, atinge o que as pessoas querem. Hoje entendemos que as uvas de Jundiaí representam três aspectos diferentes de importância na cidade, que são o cultural e histórico, ligado à nossa identidade, o econômico, ainda que menor do que a indústria ou o comércio, e também o ambiental, pois a área agrícola é parte do cinturão verde que conserva nosso clima e mananciais de água. E celebramos tudo isso na festa”, afirma o prefeito, Pedro Bigardi.
Além da exposição de uvas para premiação, as frutas também vão ser comercializadas em estandes dos bairros rurais da Roseira, do Traviú, do Poste, do Caxambu, da Toca, do Bom Jardim, do Currupira, do Engordadouro e do Vera Cruz.
No espaço gastronômico (Deguste Jundiaí) estão os estandes organizados pelas cozinhas de tradicionais festas comunitárias de bairros da cidade, como Vila Arens, Anhangabaú, Tarumã e São Camilo, Jundiaí-Mirim, Vila Comercial, Eloy Chaves, Jardim do Lago, Cidade Nova, Associação Nipo Brasileira, Cooperativa dos Produtores de Vinho e também Traviú e região do Caxambu, Toca e Roseira. Outro segmento de destaque é a alameda das adegas, com o vinho familiar produzido na cidade.
O resgate do espírito comunitário da festa, a partir de 2013, complementa o trabalho de valorização de seus mais de 80 anos de existência com um ambiente atraente para moradores e visitantes.
O setor chamado de Empório Jundiaí está reunindo prioritariamente produtos relacionados com as primeiras rotas turísticas da cidade (como a Rota da Uva e a Rota da Terra Nova), com diversos estandes, incluindo o da Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas. Visitas a roteiros rurais também vão estar disponíveis em um espaço no terceiro pavilhão e vai ser realizado por duas agências.
Para as crianças também há espaços próprios, com 15 atrações em 800 metros quadrados de área coberta, e mais a Fazendinha, organizada pela Escola Técnica Benedito Storani.
O evento ganha ainda a presença de uma exposição de desenhos realizados com o tratamento especial de vinho das adegas como tinta em técnicas de aquarela (“Tintos e Tintas”), desenvolvidas pela equipe de artistas liderada por Paulo Borges, além da exposição das imagens ampliadas do concurso de fotografias “Uva Niágara Rosada – Símbolo da Agricultura Jundiaiense”.
Há ainda espaços interativos sobre a história do surgimento da uva Niagara Rosada no município, em 1933, e também que testam novas ferramentas digitais como a Liquid Galaxy e a tela de exibição de fotos postadas no Instagram e Twitter com a hashtag #festadauvajundiai2016.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas