19.1 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Inúteis interesses

spot_img

Havia, no último fim de semana, uma certa preocupação entre boa parte de nosso povo – quem conseguiria a Bola de Ouro, um prêmio destinado ao melhor jogador de futebol do ano passado. A torcida era para o brasileiro Neymar, como se, ao conseguir o prêmio, todos tivesse sua vida melhorada.
É mais um dos interesses inúteis que ocupam a cabecinha da maioria. Discute-se com ardor quem é o melhor jogador, quem será a melhor escola de samba, mas pouco ou nada se discute sobre o que acontece na Câmara dos Deputados, no Senado ou na Presidência. Cabecinha ocupada com bobagem – exatamente como os políticos querem.
Logo será a vez das Olimpíadas, e aí surgem outras perguntas. De que serve, por exemplo, alguém correr 100 metros em menos de dez segundos? Para nada. Que consequência haverá para um país cujo atleta arremessar um dardo (lança) a mais de 90 metros? Nenhuma.
Qual a utilidade de alguém nadar rápido, de costas, de lado tanto faz? Nenhuma. Mas todos estarão discutindo os recordes inúteis – e põe inutilidade nisso – e ouvindo comentários dos chamados “especialistas” que empestearão a TV com asneiras, números e bobagens.
Aposta-se numa brasileira que poderá saltar cinco metros com vara. Cinco metros – altura suficiente para pular o muro de uma penitenciária, caso um dia seja ela presa. E os esportes olímpicos fazem brotar outras tantas inutilidades, como arremesso de martelo, ginástica e canoagem.
Qual a utilidade de alguém fazer exercícios pendurado nas argolas, ou agarrado às barras? Pra que remar tanto num barco num mundo onde há motores cada dia mais potentes? Para que lançar dardos se existem armas de precisão muito mais eficientes e melhores?
E tudo isso vai custar muito dinheiro, que sairá dos nossos bolsos na forma de impostos e outras extorsões oficiais. Nós só pagamos; quem ganha dinheiro com isso são técnicos, atletas e emissoras de TV. Talvez esteja na hora de praticarmos outro esporte – o jogo de xadrez. Esse sim exercita o cérebro. Quem sabe comecemos pensar. Em tempo: Neymar não ganhou a bola de ouro.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas