22.3 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Ação de Limpeza recolhe mais de 77 toneladas de inservíveis em Itatiba

spot_img

No último sábado (13) a Prefeitura de Itatiba realizou a primeira Ação de Limpeza – Juntos contra a Dengue. Para a ação, que recolheu 77,520 toneladas de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti em entulhos e materiais inservíveis nos bairros Alto da Santa Cruz, Jardim Maria, Jardim Nardin e NR Abramo Delforno – Nosso Teto foram utilizados 10 caminhões, uma carregadeira e uma retroescavadeira, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
A ação contou, ainda, com a participação de 34 homens, entre braçais, operadores de máquinas e equipes de coordenação da Prefeitura. “A população aproveitou a oportunidade e colocou, como foi anteriormente orientado, os inservíveis, e a ação foi um sucesso. O controle da dengue, do chikungunya e do zika vírus está totalmente relacionado com questões de limpeza, por isso a parceria entre a Prefeitura e a população é fundamental. Também foram realizados serviços de poda de árvores em áreas verdes”, afirma o prefeito João Fattori.
Para o sucesso, na última semana, agentes de saúde estiveram nas localidades informando os moradores sobre a Ação de Limpeza e quais tipos de materiais que poderiam ser descartados nas itatiba dengue 1portas das casas para serem recolhidos pela Prefeitura.
A eliminação de criadouros, que são os recipientes com água limpa e parada onde o mosquito vai depositar seus ovos, continua sendo a única maneira de se evitar a proliferação da dengue, da chikungunya e do zika vírus. Assim, é fundamental e imprescindível que as famílias pratiquem todas as medidas necessárias para a eliminação de criadouros e que recebam os agentes em suas casas.
O descarte irregular de lixo também é uma situação que contribui para a proliferação do mosquito, portanto deve ser combatido. Itatiba conta com o serviço de coleta itatiba dengue 2seletiva de materiais recicláveis, oferecido a toda a população urbana, porta-a-porta uma vez por semana, a partir das 7 h, de acordo itinerário que pode ser consultado no site da Prefeitura (www.itatiba.sp.gov.br). Além disso, frequentemente realiza mutirões de limpeza, inclusive com vistas para a dengue, para recolher os inservíveis.
Há penalidades para essa prática que é ilegal. Itatiba possui Lei Municipal (Código de Posturas nº 3.053/98) que prevê multa para quem joga lixo nas ruas ou calçadas fora do prazo de coleta e a fiscalização é feita pela Prefeitura e GM. A dificuldade é fazer o flagrante.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas