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sábado, 20 abril, 2024

Até junho, Uber deve chegar a Jundiaí

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Serviço já está em Campinas e na Capital; em Jundiaí, já há cadastramento para motoristas interessados

A informação não está totalmente confirmada, mas até junho o Uber – um serviço diferenciado dos táxis – deverá estar funcionando em Jundiaí. A possibilidade de concorrer com o Uber já provocou reações indignadas dos taxistas, com representantes da classe dando entrevistas em emissoras de rádio, acusando-o de concorrência desleal.
O mesmo já aconteceu em outros lugares, quando taxistas tentaram impedir seu funcionamento. Como o Uber paga impostos, é uma empresa regular e legal, todas as tentativas até agora deram em nada.
Para pessoas que já usam o Uber em outras cidades, notadamente a Capital, o serviço só merece elogios. “Vou de São Paulo a São Bernardo do Campo por R$ 34 num carro confortável, com ar condicionado e ainda me é servida água durante o trajeto”, afirma um usuário. Ele aponta ainda que além do conforto, o Uber sai mais barato (veja comparativo abaixo).
O funcionamento do Uber é simples: a empresa tem cadastro dos motoristas, que devem cumprir uma série de exigências para conseguir se cadastrar, como carros de no máximo sete anos, quatro portas e ar condicionado, dentre outras. No cadastramento, o motorista precisa informar o número de seu celular, para ser localizado facilmente.
O usuário também precisa se cadastrar, baixando o aplicativo Uber no Play Store (no caso de celulares Android) ou App Stores (no caso de iPhone). A partir disso, um carro Uber pode ser chamado a qualquer hora, bastando se apertar um botão.
Na central, a chamada é recebida, e com informações de GPS, tem a localização de quem chamou e do carro que está mais perto. O pagamento é feito à empresa por cartão de crédito, e o valor da corrida é repassado ao motorista que prestou o serviço. Motoristas inconvenientes ou mal educados são desligados imediatamente do Uber após a reclamação.
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Entenda o Uber

Os carros não são do Uber, e sim do motorista. São carros comuns, sem identificação de taxi e sem taxímetro. Após o cadastro, os candidatos a motorista fazem um curso de três horas e são entrevistados por psicólogo. Se aprovados, precisam apresentar certidão de antecedentes criminais.
Para evitar que os motoristas escolham corridas, descartando as menos rentáveis, eles não sabem o destino até o passageiro entrar no carro. O pagamento é feito com cartão de crédito para o Uber, que semanalmente repassa o valor devido ao motorista.
O Uber envia mensagens aos motoristas, avisando sobre problemas de trânsito, concentração de pessoas e outras coisas que podem atrasar a corrida. Além disso, o motorista de Uber oferece sempre água e balas (não é obrigatório). A Uber tem seguro para passageiros, em caso de acidentes.
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Uber sai mais barato que o táxi

Andar com carro Uber para o passageiro custa menos que o táxi comum. Os táxis têm uma série de isenções (IPI na hora da compra, por exemplo) e não oferecem nada além da corrida, cobrada a partir da bandeira (1 ou 2, dependendo do dia ou hora) e do quilômetro rodado – tudo marcado no taxímetro.
O Uber oferece diversas categorias de serviço – e todas têm um padrão mínimo, normalmente superior ao dos táxis. Há carros cadastrados para grandes festas, como Mercedes, BMW, e para o dia-a-dia – mas no mínimo é um carro de quatro portas, novo e com ar condicionado. E com isso, muitos taxistas estão mudando para o Uber.
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Preços

UberX

Bandeira – R$2,00
Km Rodado – R$1,40

Táxi (Jundiaí)

Bandeira – R$ 4,90
Km rodado band 1 – R$ 3,09
Km rodado band 2 – R$ 3,71
* Bandeira 2 – das 20h às 6h e nos domingos e feriados
** Corridas maiores precisam ter o valor combinado (exemplo: Centro ao Eloy Chaves)
*** Viagens têm valor fechado

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