15.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Memorial da Resistência exibe pré-estreia de documentário sobre censura à imprensa no “Sábado Resistente”

spot_img
Filme ‘Estranhos na Noite – Mordaça no Estadão em tempos de censura’, de Camilo Tavares e José Maria Mayrink, será exibido no dia 20/02, a partir das 14h, com entrada gratuita
O Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza no dia 20/02, às 14h, o primeiro “Sábado Resistente”do ano, programa realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política que tem como objetivo debater a censura no país. Na data, será exibido em pré-estreia o documentário Estranhos na Noite – Mordaça no Estadão em tempos de censura, dirigido por Camilo Tavares, com roteiro do jornalista José Maria Mayrink. Após o filme, ambos participam de debate com o público.
 
O documentário relata a resistência do jornal O Estado de S. Paulo à censura durante a ditadura militar, através de depoimentos dos jornalistas e outros profissionais que trabalhavam na redação naquela época. Para contar os bastidores dessa história única na imprensa brasileira e mundial, José Maria Mayrink, autor do livro “Mordaça no Estadão”, e Camilo Tavares, diretor do filme premiado “O dia que durou 21 anos”, entrevistaram Ricardo Kotscho, Miguel Jorge, Carlos Chagas, Oliveiros Ferreira, Fernando Mitre, Flavio Tavares, Sérgio Mota Melo e outros jornalistas que participaram desse importante capítulo da história brasileira. O filme também traz depoimentos das atrizes Eva Wilma e Irene Ravache e do ex-ministro Delfim Neto, pivô de um dos mais notórios casos de censura ao jornal.
Estranhos na Noite conta ainda como nasceu a estratégia de denunciar a censura aos leitores publicando versos de Camões e receitas culinárias no lugar das notícias proibidas. E como, mesmo depois do fim da censura, o regime militar perseguiu jornalistas do Estadão com prisões, torturas e ameaças de morte.
Programação:
14h00 – Boas vindas – Aureli de Alcântara (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h30 – Exibição do documentário
15h45 – Debate
Mediação: Maurice Politi, diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política
– Jose Maia Mayrink,  jornalista e roteirista do documentário
–  Edmundo Leite,  jornalista e coordenador do Acervo do Estadão
  Camilo Tavares,  cineasta e diretor do documentário
16h30 –  debate com o público
 
SERVIÇO
Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar
Telefone: (011) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Aberto de quarta a segunda (Fechado às terças)
Entrada Gratuita
Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas