29.9 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Prefeitura entrega livros com história e geografia de Itatiba

spot_img

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Itatiba, entregou na última segunda-feira, dia 21 de março, 270 exemplares do livro “A História e a Geografia de Itatiba”, para os diretores das escolas de ensino fundamental I do município. Os exemplares serão entregues para os professores de cada unidade escolar e também ficarão disponíveis para as salas de leitura.
O livro elaborado em 2015, durante as formações do Grupo de Estudos de História e Geografia, tem como objetivo atender ao currículo das áreas de História e Geografia, principalmente dos 3º e 4º anos, além de ser um material de relevante valor cultural para Itatiba, ele também auxilia no aprimoramento dos conhecimentos de todos os interessados em conhecer a história da cidade.
“Os alunos terão mais uma opção para pesquisar, conhecer e se aprofundar na história do município em que vivem. Esse material também estará disponível, em breve, de forma digital, no site da Prefeitura, para todos os interessados”, disse o Prefeito João Fattori.
A nova publicação busca integrar as disciplinas de História e Geografia, e se inicia pela história da fundação de Itatiba percorrendo os caminhos da construção da cidade, perpassando pelo surgimento dos primeiros bairros de Itatiba, faz um passeio pelas principais ruas e apresenta quase trinta fotos para que os alunos identifiquem esses pontos. A economia, a formação da população, do desenvolvimento dos transportes, também está incluso no livro.
Na área de Geografia, o livro traz ainda, informações sobre o relevo, a hidrografia, o clima, a vegetação e a participação de Itatiba na RMC. “Preocupados e atentos às necessidades dos professores da rede, em possuir um material compilado para trabalhar os conteúdos referentes ao município, presentes no Documento Curricular Municipal, os professores formadores Brigida Bredariol [Formadora responsável pelo Núcleo de História e Geografia do Fund. I], Carina Piovani Mora C. Souza [Formadora de História do Fund. II], Guilherme Montanhez [Formador de Geografia do Fund. II] e a Profª convidada Danieli de Oliveira Matteuzzo, pesquisaram e elaboram os textos, que eram levados aos professores do Fundamental I, que participavam do Grupo de Estudos de História e Geografia. Esses, por sua vez, liam os textos e davam seus pareceres, além de sugerir as atividades que poderiam ser desenvolvidas em sala de aula, tornando-se assim colaboradores do livro”, comentou a Secretária de Educação, Profª. Fátima Polessi Lukjanenko.
Com o objetivo de oferecer um material mais completo, a Secretaria da Educação também contou com a colaboração do Prof. Alcides Ferreira de Castilho, da Profª Maria Emilia Sanfins, do Chefe da Seção de Museus, Documentação e Patrimônio Histórico, Paulo Henrique Degani e do Secretário de Cultura de Turismo e Turismo, Luís Soares de Camargo que colaboram com as revisões.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas