15.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Rã jundiaiense canta e dança para comunicar

spot_img

Uma nova espécie de rã, descoberta por investigadores na Serra do Japi, em Jundiaí (São Paulo, Brasil), canta e dança para comunicar. A Hylodes Japi – a rãzinha-da-correnteza – foi descrita pela primeira vez por Fábio Perin de Sá e Célio Haddad, do Instituto de Biociências (IB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do campus de Rio Claro, na revista científica PloS One.
Os investigadores estudaram o anfíbio durante três anos e concluíram que a rãzinha-da-correnteza é uma variação totalmente desconhecida da sua família biológica, a Hylodidae.
A pesquisa, realizada com apoio da Base Ecológica, mantida na Reserva Biológica Municipal de Jundiaí, apontou que a nova espécie só ocorre na Serra do Japi. «Acredito que ela tem muito a contribuir para a preservação desse importante remanescente da Mata Atlântica brasileira», disse o investigador Fábio Perin de Sá.
A forma de se reproduzir da rã chamou a atenção, pois ela deposita ovos dentro de uma câmara subaquática construída no leito de riacho. A Serra do Japi tem mais de 30 espécies de anfíbios, porém, o mais curioso são os aspectos comunicativos da espécie.
Outros estudiosos também contribuíram para a pesquisa, que observando as vocalizações a carícias entre machos e fêmeas. A rãzinha emite diferentes tipos de sons e sinais visuais, como impulsos com os braços e balanço do corpo, para atrair a atenção da fêmea e também para afugentar as rãs rivais.
O ritual de sedução vai desde os sinais à distância até à aproximação dos animais e o “sim” da fêmea com toques dos braços sobre os pés do macho. Segundo o estudo, alguns comportamentos das fêmeas, estimulando os machos, são um registo inédito entre as rãs.
A nova espécie tem listras laterais oblíquas, dorso com manchas escuras e ventre de cor clara. Os machos adultos têm sacos vocais laterais emparelhados e expandidos. «Descobrimos que os machos usam os seus sacos vocais duplos para sinalizar, provavelmente, melhorando a sua performance durante a comunicação», diz Fábio Sá.
No total, os cientistas identificaram 18 comportamentos, com funções diversas, na nova rã.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas