24.2 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Campanha de vacinação contra gripe começa dia 30

spot_img

Unidades Básicas de Saúde ficarão abertas o sábado todo somente para vacinação, que começa às oito da manhã

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 30 de abril (sábado), em toda a rede de atenção básica da cidade. Neste dia, todas as unidades básicas de saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) nos bairros estarão abertas das 8h às 17h exclusivamente para a vacinação. A campanha prossegue até o dia 20 de maio, sempre de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento de cada unidade de saúde.
A vacinação na rede pública é dirigida para as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários, consideradas com maior risco de complicações da doença: idosos (a partir de 60 anos), crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes e puérperas (mulheres dentro do período de até 45 dias após o parto), além de pacientes portadores de doenças crônicas (com prescrição médica) e trabalhadores da área da saúde (mediante apresentação de crachá, carteira de registro ou holerite).
O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, alerta para a importância da vacinação e chama a população-alvo para aderir à campanha. A meta é vacinar pelo menos 80% do público-alvo. “O objetivo da vacina é prevenir as complicações que podem ocorrer numa infecção por influenza, como a pneumonia. Essas complicações costumam ocorrer com mais frequência em crianças, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. Por isso, elas fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação”, diz, lembrando que nos últimos anos a cidade não atingiu a meta.
Este ano, a incidência do vírus H1N1 em todo o País tem preocupado as autoridades sanitárias. Por isso, além da vacina, a Secretaria de Saúde alerta a população a ficar atenta aos sintomas da Influenza causada pelo vírus H1N1, que são febre alta (maior que 39 graus), dores de cabeça e musculares intensas, cansaço extremo, tosse contínua e seca, ardência nos olhos, além de calafrios frequentes.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas