16.5 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Projeto da Ponte Torta premiado na Itália

spot_img

A 5ª Edição do Prêmio Internacional Domus de Restauro e Conservação na Universidade de Ferrara, na Itália, reconheceu o projeto Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta, de Jundiaí, como uma das melhores iniciativas mundiais no âmbito do patrimônio histórico.
O trabalho envolveu tanto ações físicas nas ruínas da ponte quanto a mobilização da comunidade para o reconhecimento do local como monumento da memória coletiva. “A recuperação da Ponte Torta não ocorreu apenas pelo fato de ela ser um monumento com papel histórico e paisagístico. Essa revitalização significa a preservação de valores e da relação que todos os jundiaienses nativos ou radicados possuem com a cidade”, afirma o prefeito Pedro Bigardi. O envolvimento dos técnicos e dos moradores no processo acabou colocando a ponte de 50 mil tijolos, construída entre 1886 e 1888, como um marco do início da industrialização de Jundiaí.
O projeto foi um dos destaques escolhidos entre 84 projetos inscritos de várias partes do mundo. Também foram premiados os restauros de Prédios Tradicionais de Madeira e Vidro em Koya (Tokushima, Japão), da Igreja da Fraternidade da Misericórdia (Turim, Itália), das Salas da Fortaleza de Hohensalzburg (Salisburgo, Áustria), da Ex-Portaria Central da Vila Sanatorial (Sondalo, Itália), do Teatro Thalia (Lisboa, Portugal), do Castelo de Doria (Dolceacqua, Itália), Ecoresort Casa Yun (Guilin, China), do prédio do Instituto de Arquitetos do Brasil (São Paulo), da Torre Sudeste do Complexo Quattro Coronati (Roma, Itália), da Abadia de São Clemente, depois do terremoto (Pescara, Itália), do Campanário da Catedral (Parma, Itália) e do Museu e Capela do Bispo (Ravena, Itália).

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas