19.6 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Um coral da Vila Arens fundado por italianos

spot_img

A Sociedade de Música Pio X existe há mais de 50 anos, fundada pelo casal Neusa e Mário Comandulli

O Coral Pio X é conhecido em todos os lugares. Sua sede está na Vila Arens, no Jardim São Bento, e representa não só para o bairro, mas para toda a cidade, um exemplo de trabalho e amor à música. Tudo começou em 1963, quando professor Durval Fornari convidou o maestro Mário Comandulli, italiano da gema, para reger o coral da igreja da Vila Arens. Com ele veio a mulher, a pianista Neusa Richter de Melo.
Tempos em que as vozes eram acompanhadas pelo órgão de tubos, ainda existente, na igreja sede da paróquia Nossa Senhora da Conceição. Mário também dava aulas no Colégio Divino Salvador, recém transformado de seminário em escola aberta ao público.
Com o tempo o coral da igreja cresceu, ganhou importância, ficou independente e passou a se chamar Pio X – homenagem ao papa que incentivava as artes, principalmente a música. Em 1965 foi transformado em Sociedade de Música Pio X, denominação que perdura até os dias atuais.
Neusa, hoje com 72 anos (Mário morreu), comanda a escola de canto e música junto com a filha Karen. São 260 alunos, com idades variadas – o mais velho com 94 anos. O Coral Pio X, que faz apresentações regulares, conta com 60 elementos fixos, entre tenores, contraltos, baixos e sopranos.
“Há muita procura, muitas pessoas interessadas em aprender música, diz Neusa. Há o estresse dos diais atuais e a música promove uma espécie de igualdade. Em uma sala há doutores, empresários, donas de casa, aposentados, estudantes. Todos se unem para aprender e divertir. Num grupo, o trabalho em equipe é estimulado, e o preconceito das diferenças se extingue”.
O Pio X dá bons frutos. Muitos dos músicos formados na escola hoje são professores. “Todas as professoras de musicalização são nossas ex-alunas”, afirma Neusa, que ainda promove oficinas de música para professoras de Ensino Fundamental, que precisam acrescentar a música na rotina de seus alunos.
A Sociedade de Música Pio X possui cursos de instrumentos, canto, musicalização infantil, teoria musical e também oficinas especiais para a capacitação de professores de musicalização.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas