28.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

PAT e banco do Povo foram atrações no Novo Horizonte

spot_img

O Núcleo Educacional Antonio Antonieta Cintra Gordinho estava tomado por crianças da região do Novo Horizonte no último final de semana. Algumas mostravam pinturas no rosto enquanto corriam pelo corredor. Outras se divertiam na quadra de vôlei da área externa e outras tantas eram capturadas por atividades nas salas da instituição.
Na verdade, o Dicom (Dias da Comunidade), evento em sua nona edição realizado pela Fundação Cintra Gordinho com apoio da Prefeitura de Jundiaí, notabiliza-se pelo clima familiar, em que todos os funcionários são chamados pelo nome e tidos como membros da família por toda a comunidade.
Mais de três mil pessoas compareceram no fim de semana. A ação social reuniu no Núcleo diversos serviços, todos gratuitos, como atividades infantis, emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito, orientação sobre Previdência Social, oficina de culinária, corte de cabelo, palestras de combate à dengue, atrações artísticas, dança e muitos outros.
Era na sala ao fim do corredor que diversos serviços dividiam espaço e atraíam atenção dos pais. Ali estavam o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Jundiaí (PAT), Banco do Povo Paulista e outros, como Centro Integrado da Cidadania (CIC), que oferta defensoria pública gratuita assim como emissão de RG para menores de idade e o Programa Recomeço Família, um valioso amparo a famílias de dependentes químicos. Todos os programas são estaduais, mas operam na cidade graças a um convênio com a Prefeitura.
Foi na mesa de atendimento do PAT que a jovem Jéssica de Assis, de 23 anos e moradora do bairro, chorou ao contar um pouco da sua vida. Sem emprego há três anos, ela depende de pequenos bicos para sustentar o filho de quase dois e pagar o aluguel no fim do mês. Ela não tem ajuda do pai da criança e busca no PAT uma oportunidade.
“Tenho cadastro no PAT e até já arrumei emprego graças ao Posto. Mas, por vários motivos, minha vida tomou outro rumo, me vi desempregada. Nas horas de aperto a gente faz até coisa errada”.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas