18.8 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com caxumba

spot_img

A Secretaria de Saúde de Jundiaí preparou informe técnico sobre parotidite (caxumba), que está sendo encaminhado para a rede de saúde da cidade, além da Secretaria de Educação e Delegacia de Ensino. O objetivo é orientar sobre a doença, seus sintomas e prevenção.
O objetivo do informe, segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica, Cinara Fredo, é orientar os profissionais da saúde e da educação e alertar a população para que fique atenta aos sintomas das doenças. Em caso do aparecimento de febre, aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, submaxilares ou sublinguais e dor abaixo da mandíbula, a orientação é procurar atendimento médico.
A transmissão da caxumba ocorre por via aérea, disseminação de gotículas ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas. Por isso, a recomendação em caso de surto é manter os ambientes ventilados para evitar a contaminação.
Este ano, até o final de abril, foram registrados 41 casos de caxumba na cidade, sendo um surto em uma instituição educacional, onde foi realizado o bloqueio vacinal. “Sempre que uma patologia tem um aumento do número de casos, faz-se necessário o alerta para os profissionais de saúde, de educação e população geral”, explica Cinara. A faixa etária com maior incidência neste ano é na população de 30 anos ou mais, com registro de 14 casos.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas